sábado, 4 de junho de 2011

Perrengue

É comum ler nos blogs todas as vantagens da vida de imigrante, mas poucos falam dos perrengues. Não quero ficar enchendo o saco de ninguém com lamentações, mas como este e um espaço que tanta gente usa também para desabafar, hoje e meu dia. O post vai ser longo, pode fazer uma leitura dinâmica!

Perrengue no. 1 – Procurar emprego.

Quem já imigrou sabe, e quem esta no processo deve imaginar que uma das coisas mais difíceis é o recomeço profissional. A gente chega aqui e acha tudo maravilhoso, nos primeiros dias somos turistas. Aí passada a fase de definir onde morar, a preocupação é arrumar emprego. A minha preocupação inicial não é nem arrumar algo na minha área ou de acordo com minha experiência, e sim simplesmente arrumar algo para o dinheiro começar a entrar. Procurar emprego é um full time job. É o tempo todo procurando vagas, mandando currículos. Há algumas instituições financiadas pelo governo que dão orientação para os imigrantes recém chegados, como a Success, ISS, Trainning Inovations, entre outras. Geralmente elas oferecem cursos, orientação para fazer o currículo e a cover letter, e nos indicam uma Career Strategist, ou Career Manager, que dá um suporte mais pessoal. Eu achei tudo muito bem organizado e o atendimento muito bom, mas muito lento. Não sei se é porque meu ritmo e muito acelerado, mas eu achei que demora muito entre um encontro e outro com a C.S. O objetivo deles e que em um ano vc esteja no mercado (mesmo pq não e possível ficar no programa por mais tempo). Bom, mas um ano? Imagine ficar um ano procurando emprego, Deus me livre! Bom, enquanto isso, desde os primeiros dias tenho mandado currículos. Inúmeros, para todo o tipo de trabalho que eu acho que sei fazer. A maioria não dá nenhum retorno, mas na semana passada, por sorte, eu consegui 2 entrevistas num mesmo dia, uma para uma vaga temporária e outra para uma vaga de recepcionista numa escola. Eu estava interessada na segunda, pois era uma vaga permanente e num ambiente de trabalho que combina mais comigo. Sai confiante das 2 entrevistas, mas fui chamada apenas para a vaga temporária. Confesso que é bastante frustrante não passar numa entrevista para uma vaga muito aquém da minha qualificação... Talvez o que tenha me atrapalhado tenha sido uma bendita pergunta que a coordenadora me fez, algo assim: “Quais seus planos futuros com relação a sua vida profissional”... O que eu deveria ter respondido? “Me tornar a melhor recepcionista possível e me aposentar fazendo isso”? Bom, talvez tenha sido isso que ela quisesse ter ouvido, mas não foi o que respondi. Aí, ferrou! Me lembrei de quando eu fazia entrevista na loja, que quando aparecia alguém que eu achava que era boa mas que ao mesmo tempo achava que não duraria no emprego, não contratava. Pelo menos isso é o que estou pensando para tentar me convencer e me conformar de por quê não consegui uma vaga de recepcionista... De qualquer forma, estou muito feliz por ter conseguido pelo menos o trabalho temporário, pois se tem uma coisa que não gosto é ficar ociosa. Enquanto isso, continuo mandando currículos todos os dias, mas desde as 2 entrevistas mais nada aconteceu. Me disseram que eu realmente tive sorte, pois as coisas aqui andam meio devagar demais.
O Perrengue do trabalho temporário eu conto outra hora, se não isso vai virar uma ladainha.

Perrengue no. 2 – Nervos à flor da pele - fase do "Puta-merda"

Uma frustraçãozinha aqui, um não ali, poucas horas de sono, cansaço, tudo e motivo para os nervos ficarem à flor da pele. Depois de passada a fase do “Fantástico!” estamos na fase do “Puta-Merda!”. Sei que passa, mas tem dia que a gente fica pensando, “o que fui fazer da minha vida???”

Essa semana pela primeira vez tive saudade de casa. Senti saudades de ter uma casa do meu jeito, com coisas bonitas, coisas que funcionam, silenciosa e aconchegante. Faz tempo que estou “sem-casa” pois fizemos um “estagio em perrengue” no Brasil por 8 meses antes de vir (vendemos o ape cedo, e desde então, não temos mais “nossa” casa).

Pm1 – o piso dos apartamentos do prédio são tão barulhentos que escutamos TODOS os passos dos vizinhos. Mudamos de apartamento essa semana e fomos premiados com os vizinhos de cima mais barulhentos do planeta. Está impossível dormir uma noite inteira, no meio da madrugada eles começam a andar de lá pra cá e dar risada alto. PM!!!!!

Pm2 – vazamento no banheiro... ninguém merece... tem um vazamento que vem do andar de cima, perto do vaso, sabe-se lá de onde vem a água, não quero nem pensar nisso. E vc acha que estamos pagando baratinho por isso??? Pior é que não.

Pm3 – como temos que fazer o almoço todo dia, por conseqüência a compra do supermercado é bem maior. Outro dia não tinha nada em casa, então lá fomos nós pro supermercado mais barateiro de ônibus. Chegamos no ponto que supostamente teríamos que andar 500m até o supermercado, nem sinal dele. Meia hora depois, chegamos. Putz, esquecemos as moedas pra pegar carrinho... Vai ter que ser cesta mesmo. E compra, compra, compra, nem coube na mochila e na sacola que levamos. Chuva e frio lá fora, perdemos o horário do buso, sorte que tinha um taxi no caminho... Nessas horas de perrengue a gente põe tudo pra fora, merda de apartamento, merda de barulho, merda de chuva, merda de frio, merda ter de andar a pé, merda que já mandei mais de 40 currículos e nenhum retorno! Bom, eu sei que essa fase vai passar (espero!!!) mas só estou registrando que nem todos os dias aqui são de paz e amor.

Mas a vida sem perrengues não tem graça, pelo menos vamos ter história pra contar! No mais, estamos muito felizes com tudo de bom que temos encontrado por aqui. Abraços a todos, deixem comentários que eu fico muito feliz! : )

15 comentários:

  1. Putz, já vi q vc é imediatista q nem eu.Mas, temos que ter muita paciência com tudo e ter fé de que vai dar certo em breve!Vcs estão aí em tão pouco tempo.Tenham calma, estamos na torcida!Ab

    ResponderExcluir
  2. Oi querida Ma!
    Me desculpe o que vou falar, mas ri com seu post. Vc esta contando tudo de de uma forma engraçada, principalmente o final do post..ai ai
    Mas achei ele otimo, pq tb sinto falta de ler os perregues da galera que esta por ai. Pra nos que estamos indo, é muito importante nos sabermos a realidade da nova vida.
    Obrigada pelo seu email que posto la no blog, vou escrever para vc
    E daqui a pouco estarei ai!!!!Vamos nos conhecer in person.
    Bjs
    Katzinha

    ResponderExcluir
  3. As tulipas já morreram?rsrs...olha vc tá parecendo comigo estes dias!reclamo de tudo!até a vizinha de cima que adora arrastar móveis o dia todo está quietinha depois que reclamei por internofe antes de dar uns berros pela janela!kkkk

    ResponderExcluir
  4. Puta merda! Bem vinda a vida de imigrante ;)

    Se for animador, saiba que esta tbém é uma fase e que passa!

    Parabéns pelo job, menina de sorte :)

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Bom, se o post anterior me deixou menos tensa, esse teve efeito contrário:)Eu acho que passarei todas as fases do PM, desde que elas passem tudo bem:)
    Eu sou super ansiosa, então imagine como não ficarei estressada com problemas em apto, dependÊncia de transporte público, já q aqui, eu vou à pé pro trampo (5 min) e tem de tudo no ótimo bairro que eu moro, qdo muito pego o metrô que é a 10 min da minha casa; e a ansiedade por um emprego, por uma ocupação vai me deixar maluca. Tento nem pensar muito nisso, pra já não chegar careca em Montréal.
    Acho que vc teve bastante sorte em já encontrar um trabalho em tão pouco tempo, creio que seu stress já é conseqüência dos seus últimos meses no Brasil, q saco já estava quase cheio qdo chegou ai, pq não é fácil ficar sem nosso espaço, sem nossas coisas, isso me preocupa bastante!
    Com relação a moradia no CA já fico encanada no Brasil, pq meu marido sempre diz q as paredes são de papel, que os prédios não têm paredes grossas e lajes, como os nossos, por causa do aquecimento e tal, e eu sou chata com barulho alheio, não que fique enchendo o saco da vizinhança (aliás, nunca reclamei) mas me incomoda bastante, bom que no meu prédio atual isso é bem sossegado.
    Muito boa sorte!!!E muita força e paciência (mais ainda:)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ma !!!

    Putz, eu espero que as coisas se ajeitem logo!!! Nós acabamos de voltar de 1 semana no Canadá e a impressão não foi das melhores, coloquei um post hoje sobre os preços. Achamos tudo CARÍSSIMO.

    Eu acho legal a gente poder falar as coisas boas e também as ruins. Não adianta fazer aqueles posts de "Terra da Cinderela" porque na realidade..... well.... a realidade não é "exatamente" assim.

    Vou ficar torcendo para que dê tudo certo com vocês e que notícias boas comecem a chegar logo na sua porta / no seu email e no seu telefone!

    Bjs da Dupla

    ResponderExcluir
  7. Puta merdaaaaaaaaaaaaa!!
    É isso aí minha amiga!! Semana que vem vc vai rir disso também...daí na outra vai xingar tudo de novo...e vai rir depois...e assim a gente vai se adaptando!!!
    Precisamos de um encontro para um desabafo pessoal!
    Beijks
    Ca

    ResponderExcluir
  8. Calma Ma, calma. Tudo vai dar certo. Voce não veio até aqui para nada. Mentalize e carpe diem o máximo que puder. Principalmente quando faz sol voce tem que carpe diar mais ainda :). Fiz um post sem grandes pretensões no meu blog sobre emprego a seu pedido. Estamos em Fairview temporariamente e estamos procurando um lugar mais definitivo para morar.

    Go Canucks Go! 2 down, 2 to go!

    der doppelgänger

    ResponderExcluir
  9. kkk...seu post esta d+...esta eh a verdadeira realidade de um recem chegado a partir do primeiro mes (ou um pouco antes)...qdo chegamos em Vancouver eu sentia a mesma coisa...e outra coisa q eu detestava eram os feriados, pq dai era um dia certo q ninguem iria te ligar para marcar entrevista...

    Abs

    ResponderExcluir
  10. I have already been there kkkkk. Parabéns pelo emprego, o primeiro vale ouro

    ResponderExcluir
  11. Isso e normal minha amiga. Um passinho de cada vez e tudo vai dar certo. Estamos torcendo por voce.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  12. Marinera... estamos na torcida por vc.
    E o meu "segredo" está a todo vapor, canalizado para os seus desejos...
    Domina a ansiedade que é a pior parte, que logo vc terá cada vez mais notícias boas para contar.

    Bjos e boa sorte.

    ResponderExcluir
  13. Ei Ma!! Menina, sei do que você está falando... Também fui "imigrante" aqui em São José (e olha que no meu caso era mais fácil pela proximidade e pela língua. Mas a verdade é que as grandes mudanças passam mesmo dentro da gente. No começo sentimos saudades da família, dos amigos, da padaria, do pão de queijo, mas depois as coisas vão se ajeitando... Tem uma frase que eu adoro que diz: "deixe que diga o tempo, pois mudamente surdo, mesmo sem dizer nada, ele é o único que diz tudo". Continuo aqui na torcida! um beijo grande

    ResponderExcluir
  14. Adorei o seu post, parabéns!
    Pra quem ainda não foi, esses "perrengues" são dicas valiosas, fico muito grata cada vez que tenho a oportunidade de aprender também com as vicências difíceis. Obrigada por partilhar!
    Ficamos aqui, na torcida por vocês, vai dar tudo certo!
    Bon courage!
    Mamãe ZO

    ResponderExcluir
  15. Ma!
    apesar dos perrengues, passar por eles e superá-los é sinal de vitória!
    tenha calma q td se ajeita!!!!
    a gnt torce por vcs!
    é só confiar em vcs mesmos! e depois dar risada de tudo isso!!!
    sempre pode piorar, mas sempre pode melhorar, né?!
    bjnhos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!!