quarta-feira, 25 de maio de 2011

FANTÁSTICO!!! (and some downsides...)

Hello everyone!!!

Tem mil coisas que eu gostaria de escrever aqui, mas esses primeiros dias (primeiras semanas, até primeiros meses, acredito) são realmente uma loucura. Recomeçar a vida toma tempo e procurar emprego é sem dúvida um full time job!

Amanhã completamos 2 semanas de Canadá. Me sinto feliz e disposta a recomeçar do zero - que é o que nós imigrantes precisamos fazer quando chegamos aqui (mas isso é assunto para outro post, em breve falarei sobre o recomeço da vida profissional e financeira).

Ainda estou em Lua de Mel com o país, acho tudo muito lindo, que tudo funciona, as pessoas agradáveis. A palavra que mais usei nos últimos dias foi "FANTÁSTICO!", tamanha minha empolgação com tudo (e olha que eu já conhecia bem Vancouver antes de vir definitivamente, não houve o "efeito surpresa").

Mas para que os futuros imigrantes não pensem que aqui é "Paradise City" ou "Wonderland", hoje vou mostrar um pouquinho dos downsides de Vancouver.

1) Limpeza: nota 7 (caindo pra 6). Tudo bem, eu sou rigorosa! Daria nota 3 pro Brasil, então Vancouver está ganhando! Falando sério, estou achando a cidade bem sujinha... Bem mais suja do que quando estive aqui pela primeira vez em 2000. Não é a cidade inteira, a vizinhança onde moro por exemplo, é super limpa. Refiro-me principalmente ao centro e às praias. Infelizmente onde há consumo há lixo, mas a quantidade de descartáveis (copos de café, lanches, refrigerantes e principalmente bitucas de cigarro) nas ruas e nas praias me impressionou... Até em Port Moody que eu achava que era a "cidadezinha perfeita" as pessoas jogam lixo na rua! Fizemos uma caminhada por lá no dia do feriado, e eu não resisti e comecei a catar o lixo pelo caminho (eu sou meio doidinha mesmo...). Olha a quantidade de lixo que recolhi em 20 minutos:


2) Weird People: Comparando também com 10 anos atrás, parece que os drogados da Hastings se multiplicaram. Inclusive até o Metro News de hoje menciou isso: desde a primeira vez que quantificaram os homeless da cidade em 2002 o número de pessoas "sem-teto" dobrou. O pior é que agora eles estão em vários lugares de Downtown e não só no spot deles. Direto a gente cruza com um doidão falando sozinho e cheio de tiques por causa das drogas nos ônibus e SkyTrain (e eles nunca pagam!).
Isso é um problema sério aqui em Vancouver, fala-se muito sobre o assunto nos jornais locais. O pior é que eles são assim simplesmente por terem escolhido ser assim (no Canadá não faltam oportunidades). Usam drogas em plena luz do dia na frente de todo mundo, ficam vagando e pedindo esmola nas ruas com seus carrinhos de supermercado e ainda por cima ganham mesada, seringas, comida e abrigo do governo... É de lascar!


 
A "Cracolândia" de Vancouver na Hastings com a Main - fotos do Google Images

Bom, minha intensão aqui não é falar mal da minha cidade (adoro falar minha cidade!), mas mostrar que nem tudo é perfeito como às vezes imaginamos. Com certeza os pontos positivos são bem mais numerosos que os negativos, pelo menos na minha opinião. Espero que minha Lua da Mel nunca acabe e eu continue dizendo "FANTÁSTICO!!!" por muito e muito tempo!

Pôr do sol visto de dentro do SeaBus que eu pego todos os dias - FANTÁSTICO!!!

4 comentários:

  1. Esses primeiros Dias voam mesmo, mas continue postando as novidades.

    ResponderExcluir
  2. Fantásticos vcs!!Que com seus relatos me deixam mais leve e menos temerosa do que encontrarei:)Estou acompanhando com ansiedade e curiosidade os dias de vcs.
    Abração!!!Boa sorte com tudo por ai!

    ResponderExcluir
  3. Não se preocupe porque após quase 10 meses ainda usamos fantástico todo santo dia.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  4. Receberam meu e-mail, com o meu skype? Bj.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!!