sexta-feira, 20 de maio de 2011

Primeiros Dias

Eu sempre achei estranho nos blogs que eu acompanhava que quando as pessoas chegavam aqui, paravam de postar. Agora eu entendo! Simplesmente, não dá tempo!!!  É tanta coisa para ver, resolver, fazer, que realmente não dá tempo de parar e escrever.

Chegamos a pouco mais de uma semana, mas parece bem mais! Nossa primeira preocupação foi com relação a achar um lugar definitivo para ficar. Por fim vi que realmente demos muita sorte em conseguir alugar um lugar legal estando no Brasil, pois isso é muito difícil. Adoramos o lugar que alugamos, mas mesmo assim, rodamos a cidade para ver as outras opções. Rodamos mesmo, fomos a diversos bairros no centro, em Burnaby, vimos apartamentos com e sem mobília, basements, enfim, exploramos várias opções e por fim, resolvemos ficar onde estamos! E olha que não foi por comodismo não, foi pelo custo-benefício e por termos adorado esta vizinhança. Na verdade teremos que fazer apenas uma pequena mudança para o apartamento ao lado.

É interessante como eles lidam com aluguel por aqui, quase nada é com imobiliária. Há centenas de "prédios de aluguel" pela cidade, nos quais todos os apartamentos pertencem a uma empresa e são alugados pelo manager que geralmente mora no prédio. A ordem é não deixar nada desalugado nunca, então de um dia para o outro eles "limpam" e fazem pequenos reparos e pinturas para o próximo inquilino. Outra opção é alugar diretamente com os proprietários, em prédios que não são de aluguel. Nesse caso, o dono do apartamento agenda com todos os interessados praticamente no mesmo horário. É muito engraçado, parece que fica havendo uma disputa de "quem vai ficar com o apartamento" e o proprietário acaba escolhendo para quem ele quer alugar! É por isso que eu nunca conseguia alugar nada estando no Brasil, eles precisam "ver a nossa cara" pra topar alugar.

Bom, essa andança acabou tomando boa parte da nossa semana. É claro que eu nem preciso dizer o que todo mundo já sabe: que aqui tudo é muito lindo (se eu fosse fotografar tudo o que acho bonito ficaria o dia inteiro fotografando), que tudo aqui funciona, que as pessoas são educadas e respeitam os outros, que o atendimento em 95% dos lugares é admirável. Além disso, fazer compras de supermercado por aqui pra mim é como ir a um parque de diversões. A variedade é imensa, o preço é justo, e dependendo do que compramos percebemos o quanto somos feitos de trouxas com os preços do Brasil.

E como nem tudo na vida é um conto de fadas, confesso que não é nada fácil me sentir novamente como se tivesse 18 anos (e só com os pontos negativos desta idade, como inseguranças e incertezas). Você se lembra quando você tinha 18 anos e precisava estudar um livrinho para tirar carteira de motorista, estava desempregado ou na faculdade sem a menor idéia do que a vida te reservava e sem a mínima noção se o seu currículo atrairia a atenção de um empregador? Então, é isso aí que a gente sente quando imigra, como se voltasse a ter 18 anos, ou seja, estivesse recomeçando do zero.

Mas é isso aí, ninguém disse que seria fácil! É normal se preocupar e ficar aflita mesmo quando houve um bom planejamento e economia. Eu costumo ter esse pensamento de que dinheiro quando não entra, uma hora acaba. Mas se Deus quiser, conseguiremos fazer entrar muito antes de acabar!

Cheers!!!!

9 comentários:

  1. Boa sorte !!!
    Vai dar tudo certo!!!

    É verdade.... a gente só nota como é "trouxa" quando entra num mercado americano ou canadense e compara com os preços, limpeza, organização e opções de produtos com o Brasil!

    Boa sorte! ADOREI essa de voltar a se sentir com 18 anos !!!! Mais uma razão para eu querer ir LOGO !!! KKKKK


    Bjjjjs e TUDO de bom para vcs!!!

    ResponderExcluir
  2. Ma, é isso aí. Vc se planejaram e se dedicaram a essa mudança. Com certeza, logo logo o dinheiro vai estar entrando e vcs estarão com a vida estabilizada por aí!
    Tudo de bom pra vcs!
    Bjos,
    Pat

    ResponderExcluir
  3. WELCOME TO VANCOUVER!

    CALL THE BEARS: (604) 357-3696.

    ALE & RONALDO

    ResponderExcluir
  4. A única diferença é que com 18 anos eu morava na casa da mamãe! rsrsrs... agora tenho 18 e preciso correr contra o tempo e favor da conta bancária!
    Logo logo vc estará arrasando no job market de vancouver!
    beijoks
    Ca.

    ResponderExcluir
  5. ai Ma! q tuuudo!
    e aí? alugaram então?
    como tá sendo pra vcs esta semaninha?!
    agora é relaxar e curtir pois vc atingiu seu objetivo! uhul!
    bjs
    Pam

    ResponderExcluir
  6. Oi Ma, nossa é muito bacana conhecer suas aventuras, é um sonho que estou buscando, viver no Canadá. Eu queria muito algum contato no Canadá para poder fazer certas perguntas que só quem está ai sabe responder. rs... Pode me mandar um e-mail para trocarmos idéias?

    gregos_e_troianos@hotmail.com

    Fico no aguardo! Brigadão!

    ResponderExcluir
  7. Encontrar o lugar para morar cansa muito, que bom que vcs já concluíram esta etapa com sucesso!!

    Boa sorte :)

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Se você sumir, prometo ficar de mal. Hehehe. É difícil mesmo, mas sempre dá pra arrumar um tempinho.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  9. Ei Ma!! Tô indo agora para a aula de YOGA e passei pra te dizer o quanto você faz falta!! Estou feliz em saber notícias daí, a sensação é a de que estamos fazendo parte dessa grande aventura junto com vocês. Muitos beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!!