quinta-feira, 5 de maio de 2011

Vocês não foram embora ainda?!

Sabe aquelas perguntas e comentários irritantes que as pessoas insistem em fazer? "Vão casar quando?" "Já tá passando da hora de aumentar essa família, hein?" "Mas só um filho? Não vai ter mais não?" "Como assim não vão ter filhos?"...
Os comentários "malas" não ficam de fora quando as pessoas ficam sabendo que você vai embora do país. É claro que muita gente apóia, dá votos de felicidade e sucesso (obrigada amigos queridos!), mas tem gente que é muito sem noção!

Quando resolvemos entrar no processo de imigração (back in 2008...) resolvemos não contar pra ninguém, nem para as nossas famílias. Isso foi bom, principalmente porque o processo foi enrolado pra caramba e a vida continuou nesse meio tempo. Quando em outubro de 2009 os vistos saíram, nós contamos para as famílias e para os melhores amigos. Na época estávamos já em um cenário diferente do que quando entramos no processo, os negócios estavam indo bem, então decidimos adiar a ida e fazer nosso planejamento com calma. Em 2010 fizemos o Landing e quando voltamos nos demos um prazo de um ano (que acabou se extendendo um pouco mais) para finalizar as coisas em andamento aqui e ir embora. Coloquei a minha empresa à venda e fatalmente precisamos contar para as pessoas que não eram muito próximas o motivo da venda. A notícia dos nossos planos rapidamente se espalhou, aí começou aquela especulação: "Mas vocês são loucos! Largar tudo aqui? E a loja? E os negócios?" "Ir embora assim, começar tudo de novo, sem emprego e nem nada?" "Vocês estão indo SEM emprego??"

Não estávamos muito a fim de escutar esse tipo de comentário, então para aqueles que não eram muito próximos, contávamos uma little white lie para cortar logo o assunto - começamos a falar que o Luiz tinha uma proposta de emprego. Aí o "vocês são loucos" parou, mas começou o "Ah, que sorte! Se eu tivesse uma oportunidade dessas com certeza eu também iria!" mal sabiam que a "oportunidade" é a gente mesmo que cria, e que não exite proposta de emprego alguma!

Aí vem o Bom Dia Brasil, dizendo que o Canadá está recrutando brasileiros, que o processo de imigração é muito simples e que chegando lá o governo te encaminha para um emprego... E mais abobrinha pra gente escutar: "Vocês estão indo nesse programa do governo canadense que chegando lá já tem emprego garantido?" O Luiz, sarcástico e sem paciência do jeito que é, esses dias respondeu assim: "É sim, é super fácil emigrar para o Canadá. Você só precisa de 3 coisas: comprovar ´10´ anos de experiência numa das áreas que eles precisam, ter inglês ou francês fluente e comprovado num exame internacional, mas é ´tranquilo´ e ter ´100 mil dollares´ no banco." Tudo bem que ele exagerou "um pouquinho", mas aí o cara parou de fazer pouco caso da trabalheira que é o processo de imigração!

Pra completar, as pessoas não tem a menor noção do trabalho que dá para se mudar de país, ainda mais depois dos 30, quando você já tem uma vida feita no Brasil. Só quem já passou ou está passando por isso sabe do que estou falando. Não é a mesma coisa que arrumar um mochilão e sair viajando pela Europa. São milhares de detalhes, documentos, buRRocracias para arrumar, e por mais que nós gostaríamos de já ter ido embora, a última dos chatos de plantão é "Vocês não foram embora ainda?"

Para nos desligar da espera, da buRRocracia lenta que nos segurou por tanto tempo e dos comentários que enchem o saco, saímos de férias por uma semana (mesmo porque não sabemos quando teremos férias novamente!) e agora, finalmente, estamos na contagem regressiva. Faltam 7 dias. Já sei até qual vai ser a próxima pergunta irritante: "Quando vocês voltam?"

15 comentários:

  1. É mesmo, Marina, essas perguntas não acabam nunca! ;-))) O jeito é fazer muita yoga, meditação, colocar um sorriso no rosto, e... desconversar...

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que quando a gente conta, tem que passar mesmo por isso, pois da próxima vez, a gente vai ficar é caladinho mesmo! Eu estou passando pelo mesmo problema. Minha vizinha foi pra Londres e eu só soube na semana da viagem dela...não segui o exemplo. Deu nisso.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post Marina. É isso mesmo que acontece... No meu caso a pergunta é sempre a mesma: "já foi chamada pro concurso?" hehehe

    Beijos e boa sorte nesta nova fase! :)

    ResponderExcluir
  4. Olha........ PARABÉNS !!! É um dos melhores posts que eu já li !!! :)

    Seu post relata EXATAMENTE como são as pessoas / situações..... e vc ransformou os fatos numa leitura deliciosa!

    Eu sofri essas coisas todas que vc fala em situações passadas e como gato escaldado tem medo de água fria, dessa vez **ninguém** sabe dos nossos planos. Assim ninguém consegue encher o saco (e também ninguém não coloca "olho grande" ) !!! kkkkk

    Bjjjjs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. hahah
    É assim mesmo. Eu me irritava, até q. resolvi abstrair hahha
    E as perguntas não páram por aí... deuxa vcs. chegarem heheh
    Abçs

    ResponderExcluir
  6. E tem ainda "Os dois estao trabalhando?" "Voce vai ter filho la?" "Ja se adaptou?" " Ta ganhando bem?" "Voce nao pensa em voltar nao?" " Li outro dia que todo mundo q mora no exterior ta voltando por falta de trabalho, e vcs?" nao acaba nunca...

    ResponderExcluir
  7. Putz, meu texto aí de cima ficou com o português todo mal digitado / atrapalhado !

    Que ingui-norancia a minha!! :) (Isso é o q dá querer trabalhar numa tela e ficar fuçando o Canadá em outra..... kkk)

    Sim, o post do que " levar ou não levar" foi p/ vcs!!!! Deixei comment p/ vc lá no meu blog, embaixo do seu comment. :)

    ** By the way: Vão visitar o Brasil durante as férias ou vão viajar para outro lugar??? KKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Isso faz parte do pacote quando contamos nossos planos. Pelo menos os "chatos" ficarão pra trás.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  10. Oi Obrigada pela visita!! Vamos para Toronto!!!
    Super beijo!!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá Ma Querida!
    Teu post nota 1000! =D
    Eu fico indignada como "temos" que falar o que essas pessoas querem ouvir, né?
    Vc acredita que ninguém queria aceitar que vamos começar do Zero no CA? NãoO!!
    Queriam ouvir que estamos indo empregados e com tudo arrumadinho quando chegarmos lá!
    Ha!Ha!Ha! Façam-me rir!
    Ma...te desejo uma excelente viagem...vão com Deus na companhia dos Anjos de LuzZ!
    Muita energia positiva, e tudoO de bom e melhor na vida de vcs, valeu?
    Ma eu te abraço!
    Com afeto: Bia.

    ResponderExcluir
  12. hahaha, sabemos exatamente o q é isso.
    Tbm decidimos não comentar com ninguém,somente agora falei pra família e meus pais e irmãos não param de falar sobre isso, já estou dizendo: "não se preocupem, talvez nem passaremos na entrevista, ainda vai demorar, etc..."

    Sem falar na torcida contra que tem alguns. Aff!
    Adorei o post.

    Sucesso!
    Diariocandabrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Marina

    Otimo post!
    Achei que arrumaram uma otima saida para as perguntas desagradaveis, ja temos uma oportunidade de trabalho. Foi otima!
    Adorei.

    Desejo muito sucesso no landing essa semana e muito sucesso no Canada!
    Postem news para irmos acompanhando vcs.

    Grande abraço
    KAZTINHA

    ResponderExcluir
  14. Removi minha postagem anterior pq estava com erro:)
    Mas, vc tem razão, as pessoas agem assim mesmo, e não apenas com relação a opção de imigrar e da demorar disso acontecer, se resolver, mas com relação a tudo. Adorei o post!
    Gde abraço!!!

    ResponderExcluir
  15. Oiiee Ma

    Amei o post. Sei que a galera aí de cima já falou tudo, mas não podia deixar de expressar a nossa opinião. O marido e eu concordamos em grau, gênero e número. Acho que nem a Kiki (nossa pet) agüenta mais ouvir as mesmas coisas. Heheheh,...

    Excelente!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!!