segunda-feira, 6 de junho de 2011

O Trabalho Temporário e a Hot Yoga

O Trabalho Temporário

Esta está sendo a minha primeira experiência num ambiente corporativo, e confesso que no primeiro dia achei que não iria conseguir. Não estou acostumada a passar 8 horas sentada na frente do computador e do telefone, então o primeiro dia foi uma tortura. Toda hora eu olhava pro reloginho no canto direito do computador e pensava: não e possível!!! Simplesmente o tempo não passava. Fora aquela sensação de peixe fora d’água, e a impressão de que ninguém notava a minha presença. Pensei comigo, vou aguentar, são só duas semanas, e com o que receber eu consigo pagar o aluguel!!! Eu mal tinha me acostumado com o fuso, e precisei voltar a acordar cedíssimo, pois entro as 6:30 (preciso pegar o horário comercial do Brasil). A vantagem é que agora que já é quase verão 5 da manha já esta claro, e também que eu saio as 3, sendo que é dia até as 21:30. Depois de uma semana no trabalho já estou mais adaptada (menos ao horário, esta difícil conseguir dormir cedo). Percebi que não é que as pessoas me ignoram, elas são diferentes, não chegam e cumprimentam todo mundo como estamos acostumados, mas se cruzamos com elas na hora do almoço elas puxam conversa e são agradáveis. Quanto à minha função, eu tenho que fazer contato com empresas brasileiras e fazer uma pesquisa de mercado. Depois eu tenho que traduzir todas as informações para o inglês. No primeiro dia eu fiquei frustrada, pois fiquei o dia todo no telefone e só consegui duas entrevistas relevantes. No dia seguinte, a supervisora me mandou um email me parabenizando por ter conseguido entrevistas no primeiro dia. Bom, no segundo dia tudo fluiu melhor, “I got the hang of the job” e consegui 6 entrevistas, mas achei melhor traduzir 4 e deixar 2 pro outro dia (se não ia acabar todo o serviço antes das minhas 2 semanas de contrato e eles poderiam me dispensar antes!). Opção correta. Ninguém consegue nem 4 entrevistas em um dia, fiquei sabendo que 2 é um numero ótimo, e que se eu trabalhasse acima da media iria até incomodar os colegas. Bom, então o que fazer durante 8 horas se eu consigo fazer o que é pra fazer em apenas 3? Talvez seja por isso que o tempo não passe...

A Hot Yoga

Obs: Me perguntaram por que não dou aulas de Yoga aqui. Eu pretendo fazer isso futuramente, mas para tudo aqui é necessário uma certificação, independente da experiência de anos que vc carrega. Essa certificação é demorada e cara, e estou esperando um melhor momento para tirá-la.

Eu tinha comprado um Groupon de Yoga ainda no Brasil, e estava aguardando apenas virar o mês e eu poder comprar o passe mensal para poder ativá-lo. Aí na terça passada apos um estressante primeiro dia de trabalho, lá fui eu, pensando comigo: "ótimo, vou conseguir relaxar deste dia interminável!" Porém, o studio só oferece a HotYoga... Eu já conhecia e sabia que aqui é super popular, mas nunca tinha feito. Ok, em Roma como os Romanos, vamos fazer HotYoga. Na minha ingenuidade, fui com a roupa que costumo usar para fazer aula, calca comprida e blusa de suplex. Eu sabia que a sala era aquecida além do normal, mas ao entrar na sala lotada com mais de 30 pessoas, 40 graus e todas as mulheres de shortinho e top, os homens de bermuda e sem camisa, eu me senti um ET. Detalhe que eu tinha esquecido meu tapete, e precisei pagar 2 dollares para alugar um. Mais 2 pela toalha. Toalha pra que? Eu nem suo. Humpf... Só de entrar na sala comecei a pingar, o meu tapete encharcou eu eu fiquei escorregando. Fora o cheirinho que impregnou na minha roupa!! Dai a professora dizia “Inhale deply some fresh air (respire profundamente ar puro)” Fresh air???!!! Onde, pelamordeDeus!!! 40 pessoas suando dentro de uma sala fechada a 40 graus, não é possível que ela ache que tem fresh air aqui!!! Foram 90 minutos de tortura, e olha que eu amo yoga! A minha pressão baixou e eu não conseguia fazer nada, precisava deitar no chão toda hora (ainda bem que não era só eu, a professora já tinha avisado no inicio da aula para quem passasse mal deitar um pouco, mas não sair da sala). Na hora de ir embora parecia que eu tinha pulado numa piscina, minha roupa grudava e o cabelo pingava. O pior é o cheiro que eu exalava, fiquei com nojo de mim e neste dia eu devo ter judiado das pessoas que ficaram ao meu lado no metrô e no SeaBus!

Bom, mas persistente como sou, depois de uma semana no meu temporary job já me sinto adaptada e não acho mais tão boring assim. Sem duvida semana que vem quando estiver mais uma vez sem emprego, sentirei muita falta de colocar roupa social e tênis (para andar no transporte publico, o sapato vai na bolsa!).

Também não me assustei com o fracasso da primeira aula de HotYoga, e logo na quinta-feira já voltei, mas desta vez preparada física e psicologicamente. Comi frutas e barrinhas antes da aula e fui com um shortinho e um top que eu jamais usaria em público no Brasil. Dessa vez tudo correu bem, e confesso que está fazendo um bem danado para minha pele!!! Até consegui quebrar o silêncio do vestiário, puxei conversa com uma menina, e acho que era justamente o que todas estavam querendo: uma brecha para poderem conversar com alguém. Então em menos de um minuto a mulherada toda se envolveu no assunto que eu acabara de puxar! Meu tapetinho está dentro da bolsa, e já estou ansiosa para mais uma sessão “Sauna Yogo no Deserto do Saara".

Resumo da historia: Nada como um dia após o outro, o que parece algo insuportável pode não ser tão insuportável assim, de repente a gente até acaba gostando...

9 comentários:

  1. Minha amiga, na Canadian Tire é a mesma coisa. Não gosto do que faço lá, mas o jeito é fazer uma limonada por dia e enxergar as coisas boas de estar lá. Parabéns pelo sucesso na primeira semana.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. Adorei o "Em Roma como os romanos"...
    E bem que poderia ser "Em Cuba, como os cubanos", não é mesmo, amiga???

    É isso aí, um dia após o outro, e cada dia melhor que o outro!

    Bjos e ótima semana pra vc.

    ResponderExcluir
  3. Estou aqui rindo do seu post, pela evolução das coisas e como, no envolvimento com elas podem ser menos piores do que parecem. Vc tá até se espalhando e fazendo amizade com a mulherada canadense:) Tô achando o máximo!
    Realmente, nada melhor q um dia após o outro:)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!!
    Ótimos posts!Aguardamos as cenas dos próximos capítulos...

    Bon courage!
    Mamãe ZO

    ResponderExcluir
  5. Oi Ma, que blz, é tudo diferente né? Eu to tirando as certificações do BCRPA pra dar aula, (não de Yoga mas as 1a. sao as mesmas), na teoria vc nao precisa delas não, alguem pode ate te contratar sem , mas na pratica a maioria dos empregadores pedem. To fazendo aula aqui num Boot camp, tudo é muito diferente, alias eu nunca nem vi isso no Brasil, mas comparando as aulas indoor aqui com aulas de ginastica no Brasil, super diferente.

    ResponderExcluir
  6. Isso que dá ser eficiente demais né? :-)

    ResponderExcluir
  7. Oie Ma!!
    Nem me acreditei que entrou meu login hj! rsrs
    Pois nem como anônimo eu conseguia deixar um recadinho p/vc...rsrsrs
    Menina...Está sendo "puxado" pro teu lado hein?...Mas é muito legal ver que vc está "tirando de letra!" Mulher guerreira!!
    Suce$$o e Bençãos para vcs!
    Bjs iluminados!

    ResponderExcluir
  8. Ontem fiz minha primeira aula de hot yoga, muitas vezes quis desistir e sair correndo de lá. Ter que prestar atençao em todas as coordenadas em outra lingua, sentir aquele calor que faz teu coraçao sair pela boca, controlar a mente e as posições me fez penszar em fazer pilates, correr na floresta, hidroginastica, mas isso? pra que? Cheguei em casa e procurei coisas na internet, assim achei seu blog e realmente, a melhor coisa do hot yoga é o desafio de não desistir. Como esta o teu processo? Segue fazendo?

    ResponderExcluir
  9. Marina...hj fiz a primeira aula de Yoga..na hora lembrei desse seu post...acredita que eu mesmo tendo lido o seu post fui de calça comprida???!! lerdeza!!!
    Quase morri de calor...mas achei legal a aula. Vou voltar na aula. Bjs Dani

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!!