sábado, 11 de junho de 2011

Pérolas do Craigslist


Desde quando estava ainda no Brasil criei o hábito de ver com frequência os classificados de emprego e de imóveis para alugar em Vancouver. Era mais para ter uma idéia do mercado, pois não adianta nada se candidatar para as vagas sem endereço e telefone daqui (eles nem olham) e alugar apartamento estando no Brasil também é bem complicado.

Como vcs ja devem saber, o Craigslist é um dos maiores sites de classificados do mundo, mas por outro lado, há uma quantidade enorme de "scams" (golpes, "mutretas") e é preciso tomar bastante cuidado. Há ofertas de imóveis para alugar de apartamentos que não existem, principalmente para pegar novos imigrantes que não estão aqui para ver o local. Eles pedem um depósito, e depois somem. Mas esse tipo de golpe é bem fácil de perceber, ainda mais para nós brasileiros que somos desconfiados.

As empresas que ajudam o novo imigrante a se recolocar profissionalmente sempre alertam que muitas vagas anunciadas no Craigslist não existem e que não devemos colocar nosso endereço nos currículos enviados por este site. Muitas pessoas anunciam vagas (que geralmente são muito boas para ser verdade, ou com muito pouca informação) somente para pegar o contato dos candidatos e depois ficar bombardeando seu email com "WORK FROM HOME AND MAKE 100K/YEAR" ou o aquela baboseira clássica de "enlarge your penis". Depois que comecei a enviar currículos diariamente minha caixa de entrada tem ficado cheia dessas porcarias... Vai saber quantas das vagas são sérias?

Por outro lado, a vaga temporária que consegui foi através de um anúncio no Craigslist (btw, ontem recebi meu primeiro Canadian paycheck, Yay!! \o/\o/\o/).

Bom, mas vamos ao assunto do post. Tanto tempo sendo tão assídua ao Craigslist, eu me deparei com umas coisas "pitorescas" e até "bizarras"... Vou contar algumas:

- Tem uma pessoa que fica anunciando de tempos em tempos na sessão de jobs algo assim: "Procura-se alguém compatível e com hábitos saudáveis para vir morar comigo no meu waterfront apartment em Yaletown (um dos melhores lugares de downtown para morar) por três meses. Você não precisará pagar aluguel, mas deverá me ajudar a perder 25kg, me estimulando a fazer exercícios e me alimentar de maneira saudável. No sex, no affective relationship (!!!). Internet and food not included. Email me if you feel you are a match". E a pessoa não diz nem se é homem ou mulher! Detalhe que ela (ele) não deve ter achado ninguém compatível ou não é compatível com ninguém, porque esse anúncio vira e mexe aparece!

- Enquanto estava no Brasil eu sempre acessava a sessão sublet/temporary para tentar conseguir algo provisório para os primeiros dias/meses. Aqui é comum as pessoas passarem alguns meses morando fora e alugarem seus apartamentos com tudo dentro. Tinha uma pessoa que iria ficar alguns meses trabalhando em outra Província e colocou o apartamento dela para alugar. Até aí normal. Mas ela dizia assim: "uma vez por mês terei que trabalhar em Vancouver, então terei que dormir no apartamento. Eu dormirei na sala, e te darei um desconto no aluguel mensal". Imagina você acordando no sabado de manhã de pijama e encontrando seu (sua) landlord (eles nunca especificam se são M ou H) dormindo no sofá! Tá louco, tem esquisitice que pra gente é demais...

- É engraçado de ver como eles são diretos em alguns anúncios, tipo assim: "É necessário ter condução própria - bike, bus, girlfriend´s or buddy´s ride não são condução própria!"

- Engraçado também ver as respostas aos anúncios, tipo assim: "Não perca seu tempo se inscrevendo para essa vaga! A supervisora é uma bitch!" ou então "Are you kidding me? 10 bucks/hour? (você está de brincadeira, 10 dollares por hora?).

- Uma vez tinha um anúncio para hostess que a pessoa pedia fotos das candidatas, e alguém respondeu publicamente ao anúncio assim: "You crazy phyco! I´m a law student at UBC! Você pare de pedir para mandarem foto nos seus anúncios que isso é ilegal! Eu sei que você está pegando fotos de menores para ... (não vou nem escrever aqui o que ela falou). Se você não parar de postar esses anúncios eu rastreio seu IP e te processo! Mother*&%#$@!!!!"

Bom, é isso aí! Gente esquisita é o que não falta pelo mundo...

5 comentários:

  1. Rsrsrsrrsr
    Pelo menos a gente se diverte!!
    beijoks
    Ca

    ResponderExcluir
  2. Alugar a própria casa é algo estranho mesmo pra quem é do Brasil.. mas vá entender né? Cada nacionalidade tem lá suas doses de esquisitice!

    ResponderExcluir
  3. Eita povo doido. Um pior que o outro.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  4. Bom, doido tem em qq canto do mundo e o Canada nao fica fora. Nao eh so o craiglist nao viu ?
    O Kijiji tmb tem e eu quaaaaaaase cai em um " scam" semana passada. Sorte minha que esse povo era bem amador, kkkkkk.Vou ate postar a respeito ....

    Bjs Ma

    Ninha
    www.brunahuguenin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. mas com o basement q eles tem...até eu alugava minha própria casa! rs
    bj

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!!