sábado, 18 de junho de 2011

Meu dia-a-dia canadense

Domingo passado completamos um mês de Canadá! Ainda é cedo para fazer um balanço ou para fornecer aos leitores informações mais relevantes sobre mercado de trabalho e custo de vida. Mas vou registrar aqui alguns fatos do meu dia-a-dia. Estou vivendo muitas coisas diferentes, cada dia é mais inédito que outro.

A primeira experiência canadense

Ontem terminou meu trabalho temporário. Era para ter durado 2 semanas mas acabaram prorrogando por mais uma. Alguns posts atrás eu narrei meu primeiro dia, e como estava me sentindo um peixe fora d’água. Após 3 semanas eu estava totalmente ambientada, tinha até começado a gostar e sem dúvida vou sentir falta por alguns dias. Apesar do trabalho não ser inicialmente tão interessante eu acabei me adaptando. Quando conseguia alguma informação interessante para a pesquisa eu vibrava e ia correndo falar para o supervisor, ele achava engraçado. Fiz amizade com algumas pessoas e small talk com todas. Vi que as pessoas não andavam de roupa social para parecerem importantes, mas sim porque era norma do escritório. Eu estava indo de roupa social também – que eu odeio (apesar de não terem me instruído, mas como eu sempre digo, em Roma como os Romanos). Na terça-feira apareceu todo mundo de jeans, bermuda, chinelo, moleton. Eu fui perguntar para a moça do RH se era casual day. Ela falou que não, que o presidente da empresa tinha ido viajar e que só voltava na sexta. Que era ele que insistia nesse dressing code e quando viajava, todo mundo aproveitava para ir casual. Nesses dias o escritório ficou bem mais descontraído, cheio de rodinhas de conversa e tudo mais. No meio da semana apareceu uma entrevista para eu fazer, que deu um ânimo novo. No mesmo dia, a moça do RH me chamou para conversar, e disse que como eu tinha me adaptado tão bem com o trabalho e com o escritório, ela queria me convidar para me inscrever para uma vaga permanente. O problema seria o horário. Dependendo do projeto que eu trabalharia, teria que fazer o Eastern Time (que era o que eu vinha fazendo, das 6 da manhã às 3 da tarde - por sinal o menos pior), ou o Asian Time (entra no meio da tarde e sai no meio da noite) ou o pior deles, European Time (a noite toda). O salário seria bom, quase o dobro que essa empresa que me chamou para entrevista paga. Resumindo, eu achei melhor não. Então ontem foi meu último dia, confesso que foi até meio triste me despedir de todo mundo (isso porque no começo eu acordava e dizia para mim mesma: “vamos lá, um dia a menos”). As pessoas que fiz amizade pareciam até meio tristes, a moça do RH até me abraçou e disse que estava torcendo para eu conseguir a vaga que estava concorrendo. Nessa hora eu disse para ela: “Estou ficando expert em despedidas, é só o que tenho feito nos últimos 3 meses...”

A entrevista e o preparo físico

Minha terceira entrevista no Canada. Só imigrante entende a alegria de conseguir uma entrevista, mesmo que o salário seja medíocre! Como ainda estava trabalhando, fui correndo (literalmente) durante meu horário de almoço. Bem num dia que eu poderia ter ido de jeans (o presidente ainda estava viajando) fui de social e tênis, como sempre faço (calma, o sapato vai na bolsa! Não dá para andar o tanto que eu ando entre ônibus, SeaBus e metrô de sapato social). Acabei saindo em cima da hora do escritório, fui andando super rápido, e quando estava quase na estação do metrô me dei conta que tinha esquecido as cartas de referência que tinham pedido para eu levar na entrevista (já era a segunda vez que acontecia isso no mesmo dia, já havia esquecido em casa de manhã e tive que correr para pegar). Então lá vou eu correndo (não era uma corridinha, era correndo mesmo) de saia, camisa, bolsa e tênis no meio da Broadway. Voltei para o escritório, peguei as cartas, corri de volta para o metrô, em cima da hora. Sorte que estava 15 graus e eu não suei. Tampouco fiquei esbaforida, e foi neste dia que eu finalmente descobri por quê raios serve o preparo físico. E graças a Deus eu estava de tênis!

Estou sendo investigada!

Calma, eu não participei do quebra-quebra e fui denunciada! Ontem recebi um email de uma ex-colega e amiga do Brasil dizendo que ligaram para ela para saber das minhas referências! Bom sinal! Devem ter ligado para a minha supervisora daqui também, que btw escreveu uma carta super legal pra mim. Fingers crossed!

Prédio mal-assombrado

Já cheguei a comentar do barulho dos vizinhos de cima. Essa semana foi de lascar. Mais de uma noite acordamos pelas 2 ou 3 da manhã com uma barulheira que achávamos ser de televisão. Mandei um email para a manager para reclamar, disse que não dava mais, bla bla bla. Ela me responde indignada dizendo que os vizinhos de cima tinham se mudado no domingo e que não havia ninguém no apartamento. "Ah, pronto!", como diz o Luiz. Prédio mal-assombrado! Essa noite matamos a charada. 2h da manhã começa o barulho, obviamente acordamos. Batemos no teto, e nada. O Luiz subiu, bateu na porta, e nada. Ficamos prestando atenção e concluímos que era rádio e não tv. O barulho vinha do quarto, e todos os quartos tem um rádio relógio. Os fdp não desligaram o despertador que eles haviam programado no volume máximo para não perderem o vôo e mesmo depois de terem ido embora, continuaram a semana inteira interrompendo nosso descanso... Liguei bem cedo para a manager, que estava achando que eu era louca, expliquei a história e ela foi no apartamento mal-assombrado desligar o maldito despertador...

A saia de 7 dollares

Poucas horas antes de terem destruído e saqueado parcialmente a The Bay, eu estava lá vendo se achava uma saia para ir na entrevista que seria no dia seguinte. Achei uma saia social por 6,99. Sorte que cheguei lá antes dos vândalos.

The day after

Um dia depois da barbárie a cidade volta ao normal e todos se mobilizam para prender os baderneiros e limpar a bagunça. A Flávia, a Carina e a Rafaela fizeram posts ótimos sobre isso, clique sobre seus nomes para visualizar os posts.  
 
Pode parecer que sou ranzinza e só estou contando as coisas ruins, mas não é isso. Dificuldades e obstáculos fazem a vida mais interessante. Estou aproveitando cada minuto da minha nova vida, não me estressei nem estou gostando menos de Vancouver depois do que aconteceu na quarta-feira.

Acho que se o preço que tenho que pagar para viver num lugar fantástico como esse é passar por um pouco de perrengue, eu pago esse preço com gosto e sem arrependimentos.

(foto tirada no "aniversário" de um mês no Canadá no topo da Grouse Mountain, após o Grouse Grind - preparo físico serve para isso também!)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Procurando um lugar pacifico para morar?

Ontem apos a derrota do Canucks na final da Stanley Cup uma multidao enfurecida vandalizou o centro de Vancouver, queimaram carros, destruiram pontos de onibus e lixeiras, confrontaram policiais, se agrediram, saquearam e destruiram lojas. Parecia o Morro do Alemao, ou o Afeganistao.

Sad, just sad...

  
  

fotos: Vancouver Sun de hoje

Come on, people, make love, not war!


foto mais famosa do momento, tirada pelo fotógrafo free-lancer Rich Lam

sábado, 11 de junho de 2011

Pérolas do Craigslist


Desde quando estava ainda no Brasil criei o hábito de ver com frequência os classificados de emprego e de imóveis para alugar em Vancouver. Era mais para ter uma idéia do mercado, pois não adianta nada se candidatar para as vagas sem endereço e telefone daqui (eles nem olham) e alugar apartamento estando no Brasil também é bem complicado.

Como vcs ja devem saber, o Craigslist é um dos maiores sites de classificados do mundo, mas por outro lado, há uma quantidade enorme de "scams" (golpes, "mutretas") e é preciso tomar bastante cuidado. Há ofertas de imóveis para alugar de apartamentos que não existem, principalmente para pegar novos imigrantes que não estão aqui para ver o local. Eles pedem um depósito, e depois somem. Mas esse tipo de golpe é bem fácil de perceber, ainda mais para nós brasileiros que somos desconfiados.

As empresas que ajudam o novo imigrante a se recolocar profissionalmente sempre alertam que muitas vagas anunciadas no Craigslist não existem e que não devemos colocar nosso endereço nos currículos enviados por este site. Muitas pessoas anunciam vagas (que geralmente são muito boas para ser verdade, ou com muito pouca informação) somente para pegar o contato dos candidatos e depois ficar bombardeando seu email com "WORK FROM HOME AND MAKE 100K/YEAR" ou o aquela baboseira clássica de "enlarge your penis". Depois que comecei a enviar currículos diariamente minha caixa de entrada tem ficado cheia dessas porcarias... Vai saber quantas das vagas são sérias?

Por outro lado, a vaga temporária que consegui foi através de um anúncio no Craigslist (btw, ontem recebi meu primeiro Canadian paycheck, Yay!! \o/\o/\o/).

Bom, mas vamos ao assunto do post. Tanto tempo sendo tão assídua ao Craigslist, eu me deparei com umas coisas "pitorescas" e até "bizarras"... Vou contar algumas:

- Tem uma pessoa que fica anunciando de tempos em tempos na sessão de jobs algo assim: "Procura-se alguém compatível e com hábitos saudáveis para vir morar comigo no meu waterfront apartment em Yaletown (um dos melhores lugares de downtown para morar) por três meses. Você não precisará pagar aluguel, mas deverá me ajudar a perder 25kg, me estimulando a fazer exercícios e me alimentar de maneira saudável. No sex, no affective relationship (!!!). Internet and food not included. Email me if you feel you are a match". E a pessoa não diz nem se é homem ou mulher! Detalhe que ela (ele) não deve ter achado ninguém compatível ou não é compatível com ninguém, porque esse anúncio vira e mexe aparece!

- Enquanto estava no Brasil eu sempre acessava a sessão sublet/temporary para tentar conseguir algo provisório para os primeiros dias/meses. Aqui é comum as pessoas passarem alguns meses morando fora e alugarem seus apartamentos com tudo dentro. Tinha uma pessoa que iria ficar alguns meses trabalhando em outra Província e colocou o apartamento dela para alugar. Até aí normal. Mas ela dizia assim: "uma vez por mês terei que trabalhar em Vancouver, então terei que dormir no apartamento. Eu dormirei na sala, e te darei um desconto no aluguel mensal". Imagina você acordando no sabado de manhã de pijama e encontrando seu (sua) landlord (eles nunca especificam se são M ou H) dormindo no sofá! Tá louco, tem esquisitice que pra gente é demais...

- É engraçado de ver como eles são diretos em alguns anúncios, tipo assim: "É necessário ter condução própria - bike, bus, girlfriend´s or buddy´s ride não são condução própria!"

- Engraçado também ver as respostas aos anúncios, tipo assim: "Não perca seu tempo se inscrevendo para essa vaga! A supervisora é uma bitch!" ou então "Are you kidding me? 10 bucks/hour? (você está de brincadeira, 10 dollares por hora?).

- Uma vez tinha um anúncio para hostess que a pessoa pedia fotos das candidatas, e alguém respondeu publicamente ao anúncio assim: "You crazy phyco! I´m a law student at UBC! Você pare de pedir para mandarem foto nos seus anúncios que isso é ilegal! Eu sei que você está pegando fotos de menores para ... (não vou nem escrever aqui o que ela falou). Se você não parar de postar esses anúncios eu rastreio seu IP e te processo! Mother*&%#$@!!!!"

Bom, é isso aí! Gente esquisita é o que não falta pelo mundo...

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O Trabalho Temporário e a Hot Yoga

O Trabalho Temporário

Esta está sendo a minha primeira experiência num ambiente corporativo, e confesso que no primeiro dia achei que não iria conseguir. Não estou acostumada a passar 8 horas sentada na frente do computador e do telefone, então o primeiro dia foi uma tortura. Toda hora eu olhava pro reloginho no canto direito do computador e pensava: não e possível!!! Simplesmente o tempo não passava. Fora aquela sensação de peixe fora d’água, e a impressão de que ninguém notava a minha presença. Pensei comigo, vou aguentar, são só duas semanas, e com o que receber eu consigo pagar o aluguel!!! Eu mal tinha me acostumado com o fuso, e precisei voltar a acordar cedíssimo, pois entro as 6:30 (preciso pegar o horário comercial do Brasil). A vantagem é que agora que já é quase verão 5 da manha já esta claro, e também que eu saio as 3, sendo que é dia até as 21:30. Depois de uma semana no trabalho já estou mais adaptada (menos ao horário, esta difícil conseguir dormir cedo). Percebi que não é que as pessoas me ignoram, elas são diferentes, não chegam e cumprimentam todo mundo como estamos acostumados, mas se cruzamos com elas na hora do almoço elas puxam conversa e são agradáveis. Quanto à minha função, eu tenho que fazer contato com empresas brasileiras e fazer uma pesquisa de mercado. Depois eu tenho que traduzir todas as informações para o inglês. No primeiro dia eu fiquei frustrada, pois fiquei o dia todo no telefone e só consegui duas entrevistas relevantes. No dia seguinte, a supervisora me mandou um email me parabenizando por ter conseguido entrevistas no primeiro dia. Bom, no segundo dia tudo fluiu melhor, “I got the hang of the job” e consegui 6 entrevistas, mas achei melhor traduzir 4 e deixar 2 pro outro dia (se não ia acabar todo o serviço antes das minhas 2 semanas de contrato e eles poderiam me dispensar antes!). Opção correta. Ninguém consegue nem 4 entrevistas em um dia, fiquei sabendo que 2 é um numero ótimo, e que se eu trabalhasse acima da media iria até incomodar os colegas. Bom, então o que fazer durante 8 horas se eu consigo fazer o que é pra fazer em apenas 3? Talvez seja por isso que o tempo não passe...

A Hot Yoga

Obs: Me perguntaram por que não dou aulas de Yoga aqui. Eu pretendo fazer isso futuramente, mas para tudo aqui é necessário uma certificação, independente da experiência de anos que vc carrega. Essa certificação é demorada e cara, e estou esperando um melhor momento para tirá-la.

Eu tinha comprado um Groupon de Yoga ainda no Brasil, e estava aguardando apenas virar o mês e eu poder comprar o passe mensal para poder ativá-lo. Aí na terça passada apos um estressante primeiro dia de trabalho, lá fui eu, pensando comigo: "ótimo, vou conseguir relaxar deste dia interminável!" Porém, o studio só oferece a HotYoga... Eu já conhecia e sabia que aqui é super popular, mas nunca tinha feito. Ok, em Roma como os Romanos, vamos fazer HotYoga. Na minha ingenuidade, fui com a roupa que costumo usar para fazer aula, calca comprida e blusa de suplex. Eu sabia que a sala era aquecida além do normal, mas ao entrar na sala lotada com mais de 30 pessoas, 40 graus e todas as mulheres de shortinho e top, os homens de bermuda e sem camisa, eu me senti um ET. Detalhe que eu tinha esquecido meu tapete, e precisei pagar 2 dollares para alugar um. Mais 2 pela toalha. Toalha pra que? Eu nem suo. Humpf... Só de entrar na sala comecei a pingar, o meu tapete encharcou eu eu fiquei escorregando. Fora o cheirinho que impregnou na minha roupa!! Dai a professora dizia “Inhale deply some fresh air (respire profundamente ar puro)” Fresh air???!!! Onde, pelamordeDeus!!! 40 pessoas suando dentro de uma sala fechada a 40 graus, não é possível que ela ache que tem fresh air aqui!!! Foram 90 minutos de tortura, e olha que eu amo yoga! A minha pressão baixou e eu não conseguia fazer nada, precisava deitar no chão toda hora (ainda bem que não era só eu, a professora já tinha avisado no inicio da aula para quem passasse mal deitar um pouco, mas não sair da sala). Na hora de ir embora parecia que eu tinha pulado numa piscina, minha roupa grudava e o cabelo pingava. O pior é o cheiro que eu exalava, fiquei com nojo de mim e neste dia eu devo ter judiado das pessoas que ficaram ao meu lado no metrô e no SeaBus!

Bom, mas persistente como sou, depois de uma semana no meu temporary job já me sinto adaptada e não acho mais tão boring assim. Sem duvida semana que vem quando estiver mais uma vez sem emprego, sentirei muita falta de colocar roupa social e tênis (para andar no transporte publico, o sapato vai na bolsa!).

Também não me assustei com o fracasso da primeira aula de HotYoga, e logo na quinta-feira já voltei, mas desta vez preparada física e psicologicamente. Comi frutas e barrinhas antes da aula e fui com um shortinho e um top que eu jamais usaria em público no Brasil. Dessa vez tudo correu bem, e confesso que está fazendo um bem danado para minha pele!!! Até consegui quebrar o silêncio do vestiário, puxei conversa com uma menina, e acho que era justamente o que todas estavam querendo: uma brecha para poderem conversar com alguém. Então em menos de um minuto a mulherada toda se envolveu no assunto que eu acabara de puxar! Meu tapetinho está dentro da bolsa, e já estou ansiosa para mais uma sessão “Sauna Yogo no Deserto do Saara".

Resumo da historia: Nada como um dia após o outro, o que parece algo insuportável pode não ser tão insuportável assim, de repente a gente até acaba gostando...

sábado, 4 de junho de 2011

Perrengue

É comum ler nos blogs todas as vantagens da vida de imigrante, mas poucos falam dos perrengues. Não quero ficar enchendo o saco de ninguém com lamentações, mas como este e um espaço que tanta gente usa também para desabafar, hoje e meu dia. O post vai ser longo, pode fazer uma leitura dinâmica!

Perrengue no. 1 – Procurar emprego.

Quem já imigrou sabe, e quem esta no processo deve imaginar que uma das coisas mais difíceis é o recomeço profissional. A gente chega aqui e acha tudo maravilhoso, nos primeiros dias somos turistas. Aí passada a fase de definir onde morar, a preocupação é arrumar emprego. A minha preocupação inicial não é nem arrumar algo na minha área ou de acordo com minha experiência, e sim simplesmente arrumar algo para o dinheiro começar a entrar. Procurar emprego é um full time job. É o tempo todo procurando vagas, mandando currículos. Há algumas instituições financiadas pelo governo que dão orientação para os imigrantes recém chegados, como a Success, ISS, Trainning Inovations, entre outras. Geralmente elas oferecem cursos, orientação para fazer o currículo e a cover letter, e nos indicam uma Career Strategist, ou Career Manager, que dá um suporte mais pessoal. Eu achei tudo muito bem organizado e o atendimento muito bom, mas muito lento. Não sei se é porque meu ritmo e muito acelerado, mas eu achei que demora muito entre um encontro e outro com a C.S. O objetivo deles e que em um ano vc esteja no mercado (mesmo pq não e possível ficar no programa por mais tempo). Bom, mas um ano? Imagine ficar um ano procurando emprego, Deus me livre! Bom, enquanto isso, desde os primeiros dias tenho mandado currículos. Inúmeros, para todo o tipo de trabalho que eu acho que sei fazer. A maioria não dá nenhum retorno, mas na semana passada, por sorte, eu consegui 2 entrevistas num mesmo dia, uma para uma vaga temporária e outra para uma vaga de recepcionista numa escola. Eu estava interessada na segunda, pois era uma vaga permanente e num ambiente de trabalho que combina mais comigo. Sai confiante das 2 entrevistas, mas fui chamada apenas para a vaga temporária. Confesso que é bastante frustrante não passar numa entrevista para uma vaga muito aquém da minha qualificação... Talvez o que tenha me atrapalhado tenha sido uma bendita pergunta que a coordenadora me fez, algo assim: “Quais seus planos futuros com relação a sua vida profissional”... O que eu deveria ter respondido? “Me tornar a melhor recepcionista possível e me aposentar fazendo isso”? Bom, talvez tenha sido isso que ela quisesse ter ouvido, mas não foi o que respondi. Aí, ferrou! Me lembrei de quando eu fazia entrevista na loja, que quando aparecia alguém que eu achava que era boa mas que ao mesmo tempo achava que não duraria no emprego, não contratava. Pelo menos isso é o que estou pensando para tentar me convencer e me conformar de por quê não consegui uma vaga de recepcionista... De qualquer forma, estou muito feliz por ter conseguido pelo menos o trabalho temporário, pois se tem uma coisa que não gosto é ficar ociosa. Enquanto isso, continuo mandando currículos todos os dias, mas desde as 2 entrevistas mais nada aconteceu. Me disseram que eu realmente tive sorte, pois as coisas aqui andam meio devagar demais.
O Perrengue do trabalho temporário eu conto outra hora, se não isso vai virar uma ladainha.

Perrengue no. 2 – Nervos à flor da pele - fase do "Puta-merda"

Uma frustraçãozinha aqui, um não ali, poucas horas de sono, cansaço, tudo e motivo para os nervos ficarem à flor da pele. Depois de passada a fase do “Fantástico!” estamos na fase do “Puta-Merda!”. Sei que passa, mas tem dia que a gente fica pensando, “o que fui fazer da minha vida???”

Essa semana pela primeira vez tive saudade de casa. Senti saudades de ter uma casa do meu jeito, com coisas bonitas, coisas que funcionam, silenciosa e aconchegante. Faz tempo que estou “sem-casa” pois fizemos um “estagio em perrengue” no Brasil por 8 meses antes de vir (vendemos o ape cedo, e desde então, não temos mais “nossa” casa).

Pm1 – o piso dos apartamentos do prédio são tão barulhentos que escutamos TODOS os passos dos vizinhos. Mudamos de apartamento essa semana e fomos premiados com os vizinhos de cima mais barulhentos do planeta. Está impossível dormir uma noite inteira, no meio da madrugada eles começam a andar de lá pra cá e dar risada alto. PM!!!!!

Pm2 – vazamento no banheiro... ninguém merece... tem um vazamento que vem do andar de cima, perto do vaso, sabe-se lá de onde vem a água, não quero nem pensar nisso. E vc acha que estamos pagando baratinho por isso??? Pior é que não.

Pm3 – como temos que fazer o almoço todo dia, por conseqüência a compra do supermercado é bem maior. Outro dia não tinha nada em casa, então lá fomos nós pro supermercado mais barateiro de ônibus. Chegamos no ponto que supostamente teríamos que andar 500m até o supermercado, nem sinal dele. Meia hora depois, chegamos. Putz, esquecemos as moedas pra pegar carrinho... Vai ter que ser cesta mesmo. E compra, compra, compra, nem coube na mochila e na sacola que levamos. Chuva e frio lá fora, perdemos o horário do buso, sorte que tinha um taxi no caminho... Nessas horas de perrengue a gente põe tudo pra fora, merda de apartamento, merda de barulho, merda de chuva, merda de frio, merda ter de andar a pé, merda que já mandei mais de 40 currículos e nenhum retorno! Bom, eu sei que essa fase vai passar (espero!!!) mas só estou registrando que nem todos os dias aqui são de paz e amor.

Mas a vida sem perrengues não tem graça, pelo menos vamos ter história pra contar! No mais, estamos muito felizes com tudo de bom que temos encontrado por aqui. Abraços a todos, deixem comentários que eu fico muito feliz! : )