quarta-feira, 20 de abril de 2011

O que levar e o que não levar II - A Decisão!

Em primeiro lugar quero AGRADECER A TODOS OS QUE PASSARAM POR AQUI E DERAM SUA SUGESTÃO. Fiquei muito feliz com os comentários e todos serviram para abrir minha cabeça. Obrigada Bia Maria, Pat e Edu, Carlos (KK), PTB&P, Rafael e Amanda, Vancouver +3, Marcio, Carina, César, Lucianna, Rafaela, Diário Canadá Brasil, Simone, Tmb quero viajar..., Lupatinadora, Apoema!!! Foi muito legal receber comentários de pessoas que eu não conhecia! Pela falta de tempo não passei em um por um para agradecer, desculpem.

Bom, e qual foi a minha decisão?

Edredon - Não. O meu favorito guardei, e se for o caso alguém leva pra mim quando der.

Panela de Pressão - Ficou em stand-by... Não foi para o bazar, está do lado das coisas que estão separadas para por na mala, se couber, vai, se não, não.

Utensílios de Cozinha - Também em stand-by. Se couber vai, se não fica guardado. Guardei só os melhores e mais caros (abridor de lata estilo americano, pegador de sorvete, cortador de pizza, descascador de legumes, etc).

Documentos - Seguindo as dicas, todos - na bagagem de mão. Inclusive já os digitalizei seguindo alguns conselhos. Valeu!

Roupas - Como no final de semana eu me mudei para a casa dos meus pais,  pude ver se elas caberiam em duas malas ou não. Conclusão: tive que fazer mais uma triagem... Definitivamente, não dá pra levar tudo o que a gente quer. Consegui tirar mais uma sacolona que já foi para a doação. Mas os sapatos... Vou precisar de um volume extra para cabê-los (e quem sabe a panela de pressão e alguns utensílios cabem junto?).

Pano de Prato - Sim, já estão separados, não fazem muito volume.

Roupa de Cama/Toalhas - Não. Os nossos já estavam bem velhinhos e surrados, foram todos para doação.

CDs - Nem pensar. Já tinha me desfeito de todos na primeira mudança (mas antes disso, os digitalizei - estão todos no meu HD externo, hehehe...).

Livros - Só o que estou lendo e um de Yoga que não consigo me separar. O resto já me desapeguei e vendi/doei também na primeira mudança.

Objetos Pessoais - As fotos já estão quase todas no HD externo, inclusive as do casamento. Tem dois enfeitinhos que compramos em viagens que dá pra guardar no meio das roupas que estão indo, e só.

Faqueiro - Guardei na casa dos meus pais para alguém levar quando possível.

Quanto a deixar coisas guardadas, é preciso ter consiência de até quando guardar. Eu guardei em um armário na casa dos meus pais somente as coisas favoritas e vou me dar um prazo para ver o que faço com elas. Se eu for conseguindo levá-las com o tempo, ótimo, se não for levar e não tiver intensão de voltar, bazar II. Com tantas mudanças nos últimos tempos eu fui percebendo que não vale a pena ficar acumulando tanta coisa. A gente ganha muita coisa de presente de casamento que usa só uma vez na vida, e vai guardando. Me comprometi comigo mesma a não me apegar em mais nada material e ter um consumo mais consciente. Mesmo se for presente, se não tiver utilidade, passa pra frente! É melhor pra mim, é melhor pro planeta!

Com relação ao Bazar, foi um tremendo sucesso!!! Aliás, eu tenho tido a ajuda de amigos desde a primeira mudança. Quando saímos do nosso apartamento em setembro, eu já tinha vendido praticamente todos os eletrodomésticos pequenos (menos os que eu mais usava), todos os livros, todos os CDs, presentes de casamento (taças, rechauds, travessas, panela de fondue) tudo por email ou para amigos próximos que foram buscar em casa. No bazar de sexta eu vendi as coisas de uso diário, como cabides, facas, copos, tigelas, potes, aspirador de pó, até lixinho de banheiro! As minhas amigas do CCAA foram lá e fizeram a festa, vendi tudinho!!! O $$ dessas vendas (desde setembro) está separado e vai ser empregado para montar nossa casa lá. E olha que deu um bom $$!!!

Pra finalizar, não vamos mais no dia 27. A documentação que estávamos esperando está quase saindo, alguns dias a mais, e a gente viaja sem nenhuma pendência. Acho que vale a pena, mesmo porque nossa passagem permite alteração. Mas não vai demorar muito, acho que até 10 de maio estamos embarcando. Enquanto isso, vamos curtir alguns dias na praia!

Aqui estão algumas fotos do bazar! Valeu amigas queridas, AMO VCS! Abraços a todos e ótima Páscoa!
  

 

quarta-feira, 13 de abril de 2011

HELP ME PLEASE!!! O que levar e o que não levar???


Hello everyone!!

Estamos aqui na correria, demorou tanto tempo para decidirmos quando ir, e agora parece que o tempo está curto demais.

Este post é para PEDIR AJUDA! Tenho recebido poucos comentários, mas vejo que bastante gente passa por aqui. Dessa vez, por favor, se puder me dar a sua sugestão ou compartilhar sua experiência, seja bem-vindo(a)!

O QUE LEVAR E O QUE NÃO LEVAR???

- Roupas não tem como, por mais que já tenham me dito que dá pra comprar tudo novo lá, pra mim não rola. Eu sempre fui melhor vendedora que compradora, e acho que só vou entrar no clima de compras depois de estar trabalhando (remuneradamente!), o que pode levar alguns meses. Então não tem como, pelo menos os 2 volumes de 32kg já estão comprometidos com roupas. Obs: Compramos aqueles sacos que a gente tira o ar com o aspirador de pó, é fantástico! Diminui muito o volume das roupas para caber na mala!

- Levar ou não levar a PANELA DE PRESSÃO?

- Levar ou não levar uma caixa com utensílhos básicos de cozinha? (custa 100 dollares por cada caixa extra)

- Levar ou não levar um edredon?

- Objetos pessoais, quais?

- Documentos brasileiros, quais?

Depois de amanhã vou fazer um bazar aqui em casa para vender as últimas coisas que faltam (fomos vendendo aos poucos os eletros, livros, cds, etc). Preciso saber se coloco tudo de cozinha à venda também, ou se levo alguma coisa.

HELP ME PLEASE!! A sua opinião ou sugestão é muito importante para nós!!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Two one-way tickets to Canada, please!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tudo bem que pra fazer compra de passagem on-line não precisa falar nada, mas foi como se eu tivesse usado essa frase!!!!

Como estamos ainda dependendo de algumas buRRocracias (que felizmente estão se desenrolando aos poucos) compramos passagens Flex. Pagamos 250 reais a mais (nas duas) por isso, e caso seja necessário adiar (tomara Deus que não!!!!) não pagaremos nada.

Então, a principio sairemos daqui dia 27 de abril, chegaremos em Dallas as 6h do dia 28 e em Van ao meio-dia. NÃO VEJO A HORA!!!!!!!!!! Deus nos ajude a desatar os nós até lá!!!!!!!!

sábado, 2 de abril de 2011

Sobre a tal da "Declaração de Saída Definitiva do País"

Eu sempre achei essa história de Imposto de Renda, Ganho de Capital, etc. bem complicadinha. Todo mundo é obrigado a fazer, mas ninguém nunca te ensinou as regras. Se você for do tipo "caxias", você entra na site da Receita e lê de cabo a rabo sobre o que tem que fazer. Se você for como eu do estilo "desencanado", você "pega as informações no ar" e depois pergunta para alguém como faz. Se você é do tipo "avoado", você simplesmente não dá bola, e quando vê perdeu os prazos e fica doido depois para tentar resolver o pepino.

Bom, vamos ao que interessa. O que nós imigrantes precisamos fazer para ficarmos quites com a Receita Federal? (como disse, não sou nenhuma expert no assunto, comentários de pessoas mais experientes com a situação são bem vindos)

1) Estar em dia com as declarações correspondentes a anos-calendário anteriores, se obrigatórias e ainda não entregues;

2) Apresentar a Comunicação de Saída Definitiva do País , a partir da data de saída e até o último dia do mês de fevereiro do ano-calendário subseqüente; ou seja, quem saiu do Brasil no ano passado tinha até dia 28 de fevereiro deste ano para COMUNICAR a saída. Quem está imigrando este ano, já faça esta comunicação agora para não esquecer de comunicar até fevereiro de 2012.

3) A Declaração de Saída Definitiva do País deverá ser entregue do primeiro dia útil do mês de março até o último dia útil do mês de abril do ano-calendário seguinte ao da saída, se esta ocorreu em caráter permanente, ou da data da caracterização da condição de não-residente, se a saída ocorreu em caráter temporário; ou seja, quem saiu do Brasil em 2010 e apresentou a Comunicação de Saída Definitiva do País tem até o final de abril para entregar essa declaração. Quem está saindo este ano, deverá comunicar até 28 de fevereiro de 2012 e apresentar essa declaração até o final de abril de 2012.

4) Se você perdeu o prazo, há como fazer a entrega fora do prazo, porém perante pagamento de multa.

Clique neste link para ler todas essas informações diretamente do site da Receita.

Corra, e não deixe o leão te morder!