quarta-feira, 13 de abril de 2011

HELP ME PLEASE!!! O que levar e o que não levar???


Hello everyone!!

Estamos aqui na correria, demorou tanto tempo para decidirmos quando ir, e agora parece que o tempo está curto demais.

Este post é para PEDIR AJUDA! Tenho recebido poucos comentários, mas vejo que bastante gente passa por aqui. Dessa vez, por favor, se puder me dar a sua sugestão ou compartilhar sua experiência, seja bem-vindo(a)!

O QUE LEVAR E O QUE NÃO LEVAR???

- Roupas não tem como, por mais que já tenham me dito que dá pra comprar tudo novo lá, pra mim não rola. Eu sempre fui melhor vendedora que compradora, e acho que só vou entrar no clima de compras depois de estar trabalhando (remuneradamente!), o que pode levar alguns meses. Então não tem como, pelo menos os 2 volumes de 32kg já estão comprometidos com roupas. Obs: Compramos aqueles sacos que a gente tira o ar com o aspirador de pó, é fantástico! Diminui muito o volume das roupas para caber na mala!

- Levar ou não levar a PANELA DE PRESSÃO?

- Levar ou não levar uma caixa com utensílhos básicos de cozinha? (custa 100 dollares por cada caixa extra)

- Levar ou não levar um edredon?

- Objetos pessoais, quais?

- Documentos brasileiros, quais?

Depois de amanhã vou fazer um bazar aqui em casa para vender as últimas coisas que faltam (fomos vendendo aos poucos os eletros, livros, cds, etc). Preciso saber se coloco tudo de cozinha à venda também, ou se levo alguma coisa.

HELP ME PLEASE!! A sua opinião ou sugestão é muito importante para nós!!

20 comentários:

  1. Olá Ma Querida!
    Para não me dar "piti" de nervoso, eu e marido já estamos separando nossas coisas,vendendo/ encaixotando e tals ainda mais pq o apto está a venda e não quero ter que levar tudo p/o novo lugar, antes de irmos embora p/ o CA.
    Bom...roupas/sapatos, somente os melhores; vamos levar 2 jogos de cama completo c/2 edredons por conta do space bag, válido p/ toalhas de banho e rosto, só vou levar os melhores jogos uns 3 acho...; não tem a menor hipótese de levar a panela de pressão, vamos comprar lá, assim como facas/talheres/copos etc...prefiro levar objetos de decoração na qual temos certo apego emocional, no lugar destes utensílios que podemos comprar na Ikea,Dollarama (dizem que é muitoO em conta).
    Descobri que sou apegada apenas com meus livros, acredita? rsrsrs
    Documentos todos possíveis, incluindo uma carta junto com a seguradora de nosso carro.
    Não vamos traduzir tudo aqui pq custa muitoO $$$, então o que for precisando, vamos traduzir no CA que dizem ser mais em conta para imigrantes.
    Bom, Ma...desculpa aí, por enquanto estamos fazendo assim, o melhor mesmo é ter dicas de quem já está lá, né? rsrsrs
    Bjs Iluminados!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ma!

    Ainda estou no Brasil, mas como adoro planilha pra tudo, já tenho uma com um checklist de documentos sobre o que levar o que não, remédios etc... Doida né? rs
    Bom, segue a minha opinião:
    - NÃO leve a panela de pressão, lá vc acha pra comprar.
    - Leve roupa de cama e toalhas somente pro primeiro dia.
    - Talheres e itens de cozinha, como abridor de lata, tbm só pros primeiros dias. Já lí que é bom levar pano de prato daqui, pq os de lá não são bons rs
    - Devo levar todos os meus documentos impressos e tbm em cópias digitais. Ex.: diplomas, certificados, historico escolar, titulo de eleitor, carteira de vacinação, carteira de trabalho.
    - Itens de lembranças que comprei em viagem, como minha coleção de imãs, tbm vão junto, pra dar um toque de lar na casa =) Alguns itens de decoração tbm...
    - Meu álbum de casamento, provavelmente vai ficar, pois é mt pesado, porém vou levar todas as fotos digitais. O álbum vai com o primeiro que for nos visitar.
    - Livros, vão muitos de inglês/francês, principalmente os que eu não vou encontrar lá. Outros, só os mais avançados, que ainda uso. Livros de leitura só alguns, os que eu consulto mais, o resto fica pra uma ida de alguém tbm.
    - Itens novos que quero comprar pra levar, com certeza vai ser novas havainas e tbm uma bandeira do Brasil.
    - Tem tbm o "kit médico", já pensou nisso, nos remédios que tem que levar?

    Acho que tudo que vc tenha aqui que seja essencial pra viver e de boa qualidade, que vc vai provavelmente pagar caro pra ter lá, talvez tbm vale a pena levar e pegar uma mala extra. Pois como vc disse, vc acha lá, mas não vai querer gastar antes de ter $$ entrando né? Eu tbm sou assim, mas tbm acho que temos que aproveitar essa oportunidade pra começar com tudo novo. Porém para isso vc tem que não se importar em esperar o $$$ começar a entrar de novo pra poder comprar coisas lá que vc já tenha tido aqui. Acabamos tendo um “downsizing” logo de cara mas acho que faz parte do processo de imigração. Com o tempo vem o gostinho de conquistar as coisas novamente!
    Bom, essa é só a minha opinião, espero que tenha te ajudado. =)

    ResponderExcluir
  3. Comentário de quem já está do lado de cá:
    Somos pessoas prática, então tentamos trazer o mínimo para que não tivesse tanto trabalho com malas e volumes extras.
    PANELA DE PRESSÃO?
    Não traga.
    - Levar ou não levar uma caixa com utensílhos básicos de cozinha? (custa 100 dollares por cada caixa extra)
    Não trouxe. Acho que é uma decisão pessoal.
    - Levar ou não levar um edredon?
    Não
    - Objetos pessoais, quais?
    Se estiver falando de fotos e outras coisas com apelo emocional traga.
    - Documentos brasileiros, quais?
    Todos, nunca se sabe.

    ResponderExcluir
  4. edredom não! só ocupa espaço e lá é uma pechincha! chegei a pagar 20 dólares por um jogo de cama com 300 fios egípcios!!!!!!!!!!!!
    documentos pessoais sim...mas sempre deixe uma cópia com algm daqui!!!
    leve docs como os de escola, faculdade, emprego...certidão casamento, vacinação, cartas de referência...
    panela de pressão tem um blog q indica a loja de lá pra comprar...acho q é o CadêCanadá...
    roupas, só as melhores...lá é mt pechincha tbm...roupas, tipo, camisola, de casa....esquece...lá custa uns 5 dólares! abra espaço pra coisas mais importantes....fotos q vc tenha!!! ou sapatos...os melhores tbm....tênis antigo, doa, vende!!!!
    vai q vc consegue! rs
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oie Má!
    Eu aqui outra vez...rsrsrs
    Eu vivo salvando em uma pasta as dicas da galera que já estão no CA e encontrei a dica da Lupatinadora, bem legal tbém!
    http://dofornoparaofreezer.blogspot.com/2010/12/e-ai-valeu-pena-pagar-excesso-de.html
    Éh...no final, somente vc é quem vai saber o que é melhor p/ vcs né? rsrsrs
    Boa Sorte aí!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ma !

    Sugestao, basedo na nossa experiencia e do que trouxemos:

    1. Panela de Pressao: SIM soh se for uma
    Muito boa da tramontina...aqui vc encontra outras marcas.
    2. Edredon. Se se for um de pena de ganso muito bom...
    3. Coisas de cosinha eh muito barato por aqui. Recomendo vc ir na HomeSense...eh uma loja enorme q tem as mrlelhores marcas 70% mais barato.
    4. Traga uns 10 livros no max, caso vc goste muito de ler, todos os documentos e algum objeto de muito valos, ie: Medalha, album do casamento...

    O resto vc pode trazer qdo for visitar o Brasil...

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Vou dizer por experiência: Leve as roupas que vc mais gosta, lá é muuuuito mais barato do que aqui no Brasil, principalmente, se vc tiver o visto americano. Não compre roupa de frio no Brasil, NÃO COMPRENSA MESMO. Só leve o extremamente necessário, utensílios de casa são muito baratos, não vale a pena pagar uma mala extra pra levá-los. Documentos são muito importantes, principalmente os que vão facilitar sua vida, caso vc precise do consulado. Tipo: certidão de nascimento, RG, CPF, Título de eleitor. Traga carteira de motorista, carteira de vacinação, enfim... os que eu citei são os mais importantes... ah! diploma, históricovão servir caso vc queira estudar...muita mala é sinônimo de muito trabalho e muito dinheiro... edredon não vale a pena levar, ocupa muito espaço e lá é muito barato...bjs e boa sorte

    ResponderExcluir
  8. Panela de pressao...custa $50...se couber na mala traga...Pensando por outro lado tem feijao enlatado cozinho e pra mim eh bom!

    Utensilios de cozinha, não precisa! Jogo de panelas com 4 custa $ 25 Walmart. Conjunto de talheres $9 no Ikea....

    ahahha Edredon hahah a Michele queria trazer e eu nao deixei...nao reclamo! Edredon por $25 e outra te aquecedor no quarto. Traga roupa de cama...essa sim eh cara.

    Documentos: Traga a CNH..é valida pelos 3 primeiros meses. Titulo de Eleitor tb.

    Documentos 2: Fiquei com receio de trazer nosso documentos originais, tipo certificado da faculdade e tudo mais com medo de extraviar e pq nao tinhamos uma hospedagem fixa...Mas ateh agora nao precisei.

    Marcio
    vancouveraquivamosnos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Caraaaaaaaaaaaaaca!
    Acabei de escrever um Comentário enorme! E ele sumiu!
    Amanhã escrevo de novo...sacanagem...rs
    Beijks
    ca

    ResponderExcluir
  10. Se eu fosse voce levava so aquilo que e indispensavel ao cubo. Panela de pressao, pode deixar. Roupas, lembro que compramos um bocado antes de ir e ao chegarmos aqui tudo era baratinho. Documentos, leve o maximo possivel. Livros e dvds trouxemos bastante pra ajudar a manter o portugues pras nossas filhas, mas ai vai depender da sua decisao particular sobre o assunto. Lembre que livro pesa demais da conta. Utensilios de cozinha? Pode deixar tudo, muito barato por aqui.
    Espero ter ajudado um pouco.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  11. Olha, a minha panela de pressao eh do Brasil, depois de sofrer um monte eu pedi arrego e minha mae comprou uma pra mim, acho as daqui muito caras e uns trambolhos, nem que seja uma pequena, mas tras sim

    Acho que ogjetos pessoais, como o nome ja diz, sao muito pessoais mesmo, entao traga aqueles que voce mais goste, e deixe o resto pra vir com os visitantes, aos poucos

    Eu tenho todos os meus documentos brasileiros aqui, nao deixei nada, se estiver preocupada com o peso, traga os mais basicos (ID, CPF, Titulo de eleitos, cert. nasc., cert. cas., etc) e manda vir o resto depois, mas eh importante ter tudo sempre com voce

    Com 100 dollares voce faz a festa aqui, nao ocupe espaco com utensilio de cozinha, use esse espaco pra os objetos pessoais!!! :)))

    Edredon!!!! Nem pense nisso, aque eh muito barato e voce compra por estacao do ano e soh varia as capas!!!! Nao vale a pena mesmo!!!! Muito menos roupa de cama e toalhas, a Santa Ikea tem tudo com precos que variam de muito barato a muito caro, eh sua escolha!!!!

    Eu ja montei casa 4 vezes no Canada e 3 vezes de pais, e posso te garantir que tem muita coisa que trazer dai, para alugumas pessoas, eh importantissimo, mas pra mim e gastar $ a toa... Vem tranquila, traga as suas coisas (roupas, docs, livros, objetos pessoais) mas de resto, esquece nao vale a pena o estresse de arrumar espaco, pagar extra peso, arrumar taxi que leve tudo, etc, etc, etc.... O unico superfluo que me arrendi de trazer a 6 anos atras foi a bendita panela de pressao, mas hoje ela mora comigo!!!! :)))))))))

    ResponderExcluir
  12. Vamos lá:

    - Roupas: Se prefere trazer, minha sugestão é que vc faça um pente fino. Comece hoje, olhe para a montanha de roupas e verifique novamente se tudo isso será útil. Se vc tiver dúvida sobre alguma peça, é pq ela não precisa vir. Repita isso até fechar a mala, no final vc terá economizado bons quilos. O mesmo vale para os calçados. Aplique o desapego!

    - Panela de pressão: já vi na London Drugs, em promoção, por 29 dólares, mas em média custa entre 39 - 49 dólares.

    - Caixa com utensílios básicos de cozinha: NÃO. Exceto se vc tiver um jogo de talheres de prata. Sobre o abridor de lata brasileiro, esquece, eles não abrem as latas daqui e rapidinho vc aprende a lidar com o abridor gringo e não vai querer usar o outro nunca mais.

    - Panelas: Bobagem. Comprei um jogo de panelas profissionais do Jamie Oliver por 1/3 do valor que pagaria no Brasil.

    - Edredon: Não. Aqui os edredons são vendidos por densidade que vai do 1 ao 6, diferente dos edredons do Brasil. Acho que são pesados e ocupam espaço.

    - Toalhas e roupa de cama: Não trouxemos pelo peso, sai mais barato comprar aqui. Na Home Sense vc paga $30 - $50 em lençóis de fio egípcio.

    - Pano de prato: Aprovado, os daqui são de ruins.

    - Objetos pessoais: Separe o que vc valor sentimental, traga o que der e deixe o resto para as visitas trazerem. Trouxemos poucas coisas, mas muitas vieram com as visitas.

    - Documentos brasileiros: Trouxemos todos, em uma pasta na bagagem de mão, praticamente agarrada ao meu corpo. A cópia digital é importantíssima.

    - Alicate de cutícula afiado.

    - Kit médico: Tylenol e Advil é vendido sem receita para tudo qto é tipo de dores, assim como as vitaminas. Se for necessário, traga algum tipo de antibiótico e anticoncepcional. Uso bastante própolis e aqui custa caro.

    Se eu lembrar de mais alguma coisa,te escrevo novamente ;)

    Bjos
    Rafa

    ResponderExcluir
  13. Já adianto que lá tem panela de pressão.
    Tenho um amigo que levou leite em pó, linguiça defumada, cuscuz e muito mais, isso pq disseram q lá não tinha e ao chegar lá achou, rsrsrsrs

    Estou te seguindo agora,
    sucesso pra vc!
    Diariocanadabrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Acho que as repostas vão te enlouquecer kkkk, mas vamos lá, traz panela sim, tem boas p. de pressão aqui blablabla, mas no começo economizar faz bem. Edredon, nao sou levei, como estou no Brasil e comprei um novo pra Lana aqui e estou levando, roupa de cama lá nao é barata, fica pau a pau com as daqui, sendo que eu acho as estampas aqui mais bonitinhas. Traga remedios sim, lá a maioria só com receita e tb nao sao baratos. Tudo de cozinha q vc conseguir trazer de boa qualidade vai te poupar TEMPO e dinheiro, é divertido comprar as coisas pra casa nova, mas gasta tempo.

    ResponderExcluir
  15. Queridos amigos:

    O processo de imigração é longo e a espera pode ser angustiante.
    Sem a ajuda e o apoio de vcs seria pior ainda.
    Por isso, enquanto esperamos...........fizemos um vídeo em homenagem aos novos amigos que tem compartilhado conosco dessa caminhada que nos levará ao nosso sonho. Espero que vcs gostem, e que vcs se encontrem (literalmente) no vídeo!!!!
    Obrigada pelo companheirismo....

    A Turma do Balão!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Má,

    Já colocaram o link to meu post aqui!

    Só complementando, utilize a seguinte "lógica": quanto eu vou economizar de coisas que não vou precisar comprar de novo ao levar uma caixa extra custando $100? O exemplo da panela de pressão é bem isso - se aqui custa $50 e por $100 você traz uma caixa com panela de pressão e um monte de outras coisas que vão te economizar na hora de montar a casa, traga.

    Sugiro entrar no site da Ikea pra ver os preços das coisas. Nós por exemplo compramos um jogo de panelas lá por $59 (até porque as nossas no Brasil já estavam horrorosas, com o teflon gasto etc). Já no meu caso valeu à pena trazer o meu faqueiro Tramontina e jogo de facas que ganhei de casamento - não teria conseguido nada ao vender esses itens no Brasil e são de 1a necessidade, no 1o dia teria que sair pra comprar de novo. Se quiser ver o que vendemos, eu deixei o site do nosso bazar no ar: http://bazarcanada.weebly.com/

    Quanto à roupa, traga o mínimo possível. Tudo que estiver um pouco gasto doe. Coisa que possa encolher na secadora de roupa, dê sumiço imediato, pois aqui não tem varal (a não ser que vc pendure roupa no meio da sala, como eu preciso fazer com os meus sutiãs que não vão na secadora). Aqui roupa é muito barato e se der pra ir num outlet nos States então... é basicamente onde eu me visto, vou pros States, passo no outlet e that's it!

    Uma coisa que fiz antes de vir foi ir no Empório Naka, loja de sapatos, e comprar uns 3 pares de sapatos legais pra ir trabalhar. Isso aqui é caro, sapato de boa qualidade (tênis e cia são baratos, mas sapato de couro não).

    Quanto aos documentos, trouxe absolutamente tudo na minha mala de mão.

    Depois conte o que você decidiu, fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  17. Ma...
    Aqui 'e a Larissa do frozenbossanova. Como consigo teu e-mail?? Queria te falar algumas coisas.
    Abcs
    L'a

    ResponderExcluir
  18. Ai, acho que cheguei tarde pra tentar te ajudar de algum modo com o que levar ou não. Pra mim é uma questão delicada pq esse negócio de desapego c'est très difficile!
    Eu li por ai que é bom levar pano de chão pq os de lá não são eficientes, talvez um ou 2 sejam interessantes, não sei. Roupa acho que as melhores e mais quentes, claro que tem aquelas q a gente adora e das quais será complicada a separação, daí dependerá do espaço que vc terá pra coisas extras:)
    Penso em levar ao menos uma roupa de cama completa, e 1 ou 2 jogos de toalha pra cd, pra podermos nos virar num primeiro momento.
    Eu adoro cozinhar e adoro alguns utensílio de cozinha que tenho, ainda não tenho idéia de como ficará isso, sei que tenho um jogo não muito grande de talheres novos que pretendo levar. Talvez um ou outro utensílio, enrolado e metido no meio das roupas e coisas todas.
    Alguns livros levarei com certeza, não sei se isso será a possível na nossa primeira viagem, mas pelo menos alguns que ainda não li e quero ler, levarei logo.
    Meu problema é com os meus sapatos e bolsas...Isso será difícil de decidir! Acho que os que gosto mais e em melhores condições.
    Panelas e louças ocupam muito espaço e são pesados, então não sei se é boa idéia levar alguma dessas coisas. Se tiver alguma que gosta muito, talvez seja melhor deixar pra levar um dia ou pedir pra alguém fazê-lo se for visitá-la.
    Só torço para que seu bazar tenha sido um sucesso e que vc tenha feito boas escolhas qto ao que levar.
    Ah, tb levaria um edredom.
    Abração!!!E boa sorte!

    ResponderExcluir
  19. Oi, oi, ainda dá tempo de dar pitaco?? :)
    Panela de pressao tem mesmo aqui. Pode ser da caríssima, de CAD40 a CAD130 (essas devem levar café expresso na cama) do Canadian tire ou da Zellers ou CAD 22,00 como custou a minha que é 100 vezes melhor que a que eu tinha no Brasil. A minha foi comprada em Montréal nessa loja:
    http://virtuel.24hmontreal.canoe.ca/doc/24hrsmontreal/24hmontreal04212011_opt2/2011042001/#38

    Mas deve ter o mesmo tipo de loja em outras cidades.
    Uma coisa que aqui raramente se acha e quando acha é caro e no Brasil é baratinho, vale trazer: adaptador para tomada de 3 para 2 pinos. Ta certo que as tomadas dos aparelhos normalmente sao de acordo com as tomadas daqui. O problema está no "normalmente": quando aparece uma exceçao a gente fica sem poder usar.
    Faqueiro: se o seu for bonzao, aconselho trazer. Aqui tem faqueiro comunzinho barato, mas os bonitoes custam muuuuito caro. É luxo!
    E baixelas inox eu acabei pedindo para um amigo trazer do Brasil pois nao achei nada que me agradasse mais por aqui, quase nao se ve baixelas inox, quando vê a qualidade é duvidosa e custa caro também.
    Pano de prato eu assino embaixo, especialmente os pintadinhos, com crochê...
    Mas nas lojas de dolar tem uns de toalhas felpudas até bonitinhos, quebram um bom galho no dia-a-dia e secam bem também.

    Abraços
    Erika
    www.leslapins.wordpress.com

    ResponderExcluir
  20. Bem, eu acho que só vale a pena pagar peso extra para trazer coisas de valor sentimental.

    Panela de pressão: eu não traria. Aqui tem, não é maravilhosa, mas a minha de 20 dolares funciona super bem há dois anos. No futuro, vc pode pedir pra alguem trazer uma pra vc ou vc traz quando for ao BR.

    ededron: nem pensar. Primeiro que todo lugar aqui tem aquecimento e vai dar pra vc aguentar até ter tempo de ir comprar um, rs... sem contar que vc encontra super barato.

    Utensilhos de cozinha: tb acho que vc deve deixar pra comprar tudo aqui. Logo que chegamos eu comprei um monte de coisas basicas e da mais barata que achei. Com o tempo fui substituindo por coisas melhores. A menos que vc tenha espaço sobrando, não traga.

    Documentos do brasil: eu trouxe tudo, afinal de contar ninguem vai poder usa-los por mim e a gente nunca sabe...

    obejetos pessoais: eu trouxe o máximo que deu, mas sempre pensando no valor sentimental, na historia deles... nesta historia de sentimento eu trouxe coisas inacreditaveis como uma ampulheta, rsrsrs engraçado que muitas destas coisas perderam o valor e hoje seriam substituidas por outras. Fique tranquila porque estas decisões são mesmo muito dificeis... e no fundo, ninguem sabe ao certo o que deve-se trazer. Então traga aquilo de que vc mais gosta.

    bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!!