segunda-feira, 6 de abril de 2009

Canada no Cinema e na TV

Ontem assisti ao filme canadense Bon Cop Bad Cop, que me inspirou a escrever sobre o Canadá no cinema e na tv.

Para quem gosta de filme de ação, este é bem legal. Com um pouco de humor negro, o filme gira em torno de 2 tiras (um de Toronto e outro de Montreal) que se veem obrigados a trabalharem juntos para descobrir o autor de uma série de assassinatos ligados ao hockey (um dos esportes mais populares do país). O filme se passa em Toronto e Montreal, e mostra a "rixa" que existe entre anglo e franco canadenses. Os dois tiras misturam o inglês e o francês o tempo todo e fazem piadinhas um do outro. As imagens das cidades são incríveis.
Para aqueles que estão no processo por Quebec e estão estudando francês, a minha dica é que procurem estudar também com materiais didáticos de Quebec, pois como é diferente a pronúncia deles comparada à dos franceses! Eu não entendi nada em francês no filme, e olha que eu estudo a lingua há um bom tempo!

Para quem curte séries, tem uma que passa na Warner toda quinta às 22h: Flashpoint - é tipo um "Third Watch" canadense, sobre a super polícia de Toronto.

Você se lembra do McGyver? A série era americana e a história se passava nos Estados Unidos, mas os estudios e as ruas eram de Vancouver!

Sabe aquele "besteirol americano" dos anos 80 Porky´s? Na verdade embora a história se passasse na Flórida, ele é um "besteirol canadense".

Lembra-se do Bastian da História Sem Fim correndo dos seus coleguinhas maus numa cidade movimentada? Aquela cidade é Vancouver nos anos 80.

Não são muitos os filmes canadenses que são famosos, mas a quantidade de filmes americanos filmados no Canadá é impressionante. Quase todos os últimos filmes de super heróis foram também filmados em Vancouver: Catwoman, Elektra, X-Man, The Fantastic Four, Scooby Doo, etc. Sem contar os "television movies", que também movimentam muito o mercado cinematográfico por lá.

Os americanos adoram filmar no Canadá pois isso ajuda a baixar o orçamento dos filmes. A cidade (Vancouver) já tem uma estrutura completa para filmagens, equipe de stunt men (dublês), figurantes, etc... É uma indústria que movimenta milhares de dollares canadenses por ano. O meu host father (que era de origem chinesa, nascido na Jamaica, e Canadense há mais de 20 anos - uma figuraça -) vivia trabalhando de figurante em alguns filmes. Se você for assistir ao filme Romeo must die repare num garçom chinês bem bronzeado que aparece!!!

E aqui vai uma listinha de outros filmes famosos (americanos) que foram filmados no Canadá (para uma lista mais completa, veja aqui):

Double Jeopardy (Risco Duplo), Freddy X Jason, The X-Files, Blade, I Robot, Juno, Scary Movie (Todo mundo em panico), The Butterfly Effect, entre MUITOS outros.

Para finalizar o post, e para não deixar de falar do cinema de Quebec, cito os mais famosos: Le déclin de l'Empire Américain (O declínio do Império Americano) e Les Invasions Barbares (As Invasões Bárbaras). O segundo é uma continuação 10 anos depois do primeiro, e os dois nada tem a ver com os títulos.

8 comentários:

  1. Ma
    Adorei o post. Sou cinéfila, e adoro saber mais sobre a ficha técnica dos filmes.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá! Obrigada pela visita no meu Blog, amei ler o post sobre filmes uma das paixões do meu marido que me contagiou kakakaka, como toda escolha é uma renuncia estamos nos desfazendo de uma coleção enorme de dvd´s pra morar em vancouver, quem sabe ele não faz uma figuração por lá.

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    Poxa!!! Nunca tinha parado pra pensar sobre onde eram gravados os filmes..rsrs
    Muito boa toda essa listagem de filmes que vc passou, já vou comprar a pipoca pro fds e separar alguns filmes pra poder ver as cidades...hahahaha Adorei o post...

    Bjim

    Rosi

    ResponderExcluir
  4. Oi Ma, tudo bem?

    Nossa, eu sei que filmes americanos também são filmados no Canadá, mas não sabia dessa grande quantidade! Muito legal o post!

    Vou prestar mais atenção nos cenários dos filmes! :D

    Beijos,

    Vitor

    ResponderExcluir
  5. Oi Má!!!! Obrigada por comentar no meu blog, meu primeiro comentário!!!

    www.kebrandoogelo.blogspot.com

    Em relação aos filmes, já tinha ouvido sim que por lá faz-se muitos filmes, pela proximidade com os EUA, baixos custos e pela beleza das cidades... e Fala sério, pelos lugares isolados tb! Você moraria numa casa sem vizinhos no meio da neve e perto de uma floresta? Filmes de suspense só dá isso! hahaha beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ma.
    Tem um filme do Bruce Willis chamado 16 blocks que teve cenas filmadas no prédio de um amigo lá em Toronto. E tem também Hairspray com o John Travolta em Toronto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Ma!
    Obrigada pela menasgem de força lá no blog!
    E aproveitando seu post vou acrescentar a sua lista a serie The listener que passa na FOX é todo feito em Toronto...dá para matar a saudade pois tem muitas cenas externas.
    Beijos
    Cibele

    ResponderExcluir
  8. Um colega meu do serviço me recomendou este filme. Já estou procurando-o.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!!