quarta-feira, 5 de outubro de 2011

As Respostas

Olá, vamos as respostas:

A Kalyne perguntou: Como faço para calcular a nota que preciso tirar no IELTS, vejo as pessoas falando nos blogs que precisam de 2 high e 2 moderate etc. Mas como isso e' diferenciado por pessoa, baseado em que??? Eu achei que a nota era igual p todo mundo.

Kalyne, vc consegue descobrir a nota que precisa tirar no IELTS quando vc faz o self-assesment test para descobrir se vc tem a pontuação necessaria para se inscrever no processo. A pontuação máxima em línguas é 24 pontos (se vc tem inglês e francês avancados). O que as pessoas geralmente fazem é deixar essa parte por ultimo, assim elas conseguem ver quantos pontos faltam para atingir os 67 pontos. No meu caso, por exemplo, fizemos o self-assessment test e sem as línguas faltavam 12 pontos para os 67, ou seja 2 highs (4pts + 4pts) e 2 moderates (2pts + 2pts). Tem gente que opta por fazer o TEF de francês para somar alguns pontos. Abaixo vc pode ver as notas que precisa tirar no IELTS para saber quantos pontos terá no self-assesment test.
LevelPoints
(per ability)
Test results for each ability
SpeakingListeningReading
(General
Training)
Writing
(General
Training)
HighFirst official language: 46.5 - 9.07.5 - 9.06.5 - 9.06.5 - 9.0
Second official language: 2
ModerateEither official language: 25.5 - 6.05.5 - 7.05.0 - 6.05.5 - 6.0
BasicEither official language: 1
(maximum of 2)
4.0 - 5.0 4.5 - 5.03.5 - 4.54.0 - 5.0
No0Less than 4.0Less than 4.5Less than 3.5 Less than 4.0

A Lulibel perguntou: Ah! Eu queria saber de trânsito: respeito, sinalização, motoboys... Dá para se locomover seguindo as placas? porque aqui, do nada, elas param de indicar o caminho.

Lulibel, eu acho o transito aqui extremamente claro e organizado. As ruas seguem um plano cartesiano, norte - sul - leste -oeste, tem lógica e geralmente são numeradas. Na boa, essa historia de dar nome de gente (geralmente nomes enormes, tipo "Rua Tenente-Coronel Manuel Barbosa da Silva Carvalho de Souza Dias") é coisa de português! Motoboys - essa praga ainda não chegou aqui. Respeito: não vou dizer que é 100%, tem espírito de porco em todo lugar do mundo, mas comparado ao Brasil, é muito melhor.

A Flavia disse: Acho que você poderia falar como se sente, sobre as questões subjetivas da vida de um imigrante aqui... Não para de escrever não.

Flavia, acho não vou parar de escrever não, nem que seja pra mim!! Obrigada!! Acredito que os ultimos posts (por exemplo o "Bipolar") abordaram bastante as questoes subjetivas da vida de imigrante. Com certeza falarei mais sobre o assunto, escrever faz bem!

O Cesar disse: Olha que vai chover pergunta. Hehehe.

Cesar, nao choveu tanto assim, hehehehe!!!! 

A Lidia perguntou: Bem, ultimamente uma das minhas maiores curiosidades tem sido sobre o quesito segurança para as mulheres. Explico: aqui no Brasil a segurança para uma mulher sair sozinha durante a noite é nula. Eu mesmo evito andar sozinha durante a noite pelas ruas, pois a incidência de agressões (não só assalto, violência sexual também) é muito alta. Aliás, dependendo no lugar não só durante a noite, de dia também! :( Gostaria de saber como você se sente em relação a isso por aí. Rola medo? Em cinco meses você já "se livrou" daquela paranóia que nos ensinam desde sempre? (Não saia sozinha, olhe pra trás enquanto caminha, não passe em nenhum lugar que não seja extremamente iluminado, atravesse a calçada se vier um homem em sua direção, etc?)

Lidia, não tenha duvida que o Canadá é um pais bem mais seguro que o Brasil. O que acontece muito são furtos; assaltos a mão armada são raríssimos. Mas como eu sempre digo: gente louca existe em qualquer lugar. As noticias ruins são bem menos frequentes que no Brasil, mas nem por isso vou dar bobeira e fazer um hiking na floresta sozinha. Me sinto mais segura aqui sim, mas quando estou andando sozinha a noite, apesar de não ficar neurótica eu fico "com as antenas ligadas". Apresso o passo nas ruas escuras e mudo de direção quando vejo sujeitos estranhos sim... E melhor prevenir, né?

A Joice perguntou: Gostaria de saber se conhece alguém cuja profissão não está no NOC e que tenha conseguido o visto de residência permanente do Canadá

Joice, existem sim outras formas de imigrar sem ser pelo processo Skilled Worker. Estando no Brasil, você tem a opção de se inscrever no processo por Quebec ou pelo Investors, entrepreneurs or self-employed. Se nenhuma das opções se encaixam ao seu perfil, vc pode solicitar um visto de estudante, estudar por um tempo e solicitar um visto de trabalho. A partir dai algumas pessoas conseguem imigrar, outras não, não é garantido. Soube de casos de sucesso e de casos de pessoas que precisaram ir embora porque não conseguiram renovar o visto de trabalho e nem imigrar. A melhor opção sem duvida é chegar como PR.

A Cilei perguntou se há preconceito.
Cilei, acho que muito pouco, talvez na hora de contratar. Se há um nativo e um imigrante, ambos qualificados, acho que eles escolhem o nativo. Mas no geral, o Canadá é formado por imigrantes, então as pessoas são bem compreensivas e abertas.
Bom, espero ter respondido a todas as duvidas! Obrigada pela participação! : ) 
Boa sorte a todos!

(teclado sem acento, fiz uma gambiarra pra tentar acentuar tudo, mas não deu certo com todas as palavras.)

7 comentários:

  1. Oiiii, td bem por ai?
    Poxa, muito obrigada pelo seu tempo em responder as duvidas e nao para de escrever nao ta?!! Eu estava passando aqui todo dia p saber se tinham novidades rsrsrs!

    Agora ficou claro p mim, entendi tudinho rsrsrs!
    Thanks!

    Abracos,

    Kalyne

    ResponderExcluir
  2. Ola Ma!

    Vamos marcar um dia desses para nos conhecermos?

    Bjs
    Sil

    ResponderExcluir
  3. Vai chover agora que você respondeu muito bem a elas.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  4. Oi Ma, tudo bem?

    Meu nome é Gabriela e assim como você foi uma dia, eu e meu marido Diego somos recém blogueiros!!! Heheheh!!! Estamos em algumas semanas dando entrada no processo de imigração do Canadá e tb temos sonho de morar em Vancouver!!! Estamos adorando ler suas aventuras por aí!! Sejam elas divertidas ou dificuldades!!! E com o tempo vamos ler todinho o seu blog!!! Não deixe postar não pois é bem divertido acompanhar o dia a dia de vcs que já chegaram por aí e estão passando por essa fase de adaptação!!!
    Nosso blog ainda está no comecinho mas segue o endereço dele:
    www.filhosdomundo.com

    Um beijão e esperamos nos conhecer pessoalmente em breve!!!

    Gabi e Di

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Só não postei uma questão, porque não havia conseguido, mas eu sigo o seu blog e gosto muito. Parabéns.
    Bem, a minha questão é com relação ao preconceito, ele existe pouco, razoável ou ainda não o percebeu.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Ola Desculpe o comentario com um certo atraso. Ate porque nao gosto de comentar em Blogs-mesmo tendo um. Mas nao pude evitar a preocupacao ao ler uma pergunta sobre a seguranca das mulheres aqui em Vancouver. Trabalho como volunteer na UBC e na Policia de Vancouver. E, sinceramente e bastante preocupante a seguranca das mulheres por aqui. Desculpe a ma noticia , mas eu aconselharia tomar cuidado. Infelizmente, os cuidados sao parecidos com os do Brasil. Se vc vive em Surrey e em torno, redobre o cuidado. Ao sair de boates em Downtown, se possivel nao passe por Chinatown e evite as imediacoes do estadio do Canucks sozinha. Enfim, se precisarem de outras informacoes e so me mandar um email: giovanevancouver@gmail.com
    Giovane

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!!