quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Coração Partido

Nunca gostei de ficar falando mal do meu país, pois não importa onde eu estiver, meu país sempre será o Brasil. Mas agora sinto que preciso desabafar...

Por que tantos brasileiros resolvem adotar outra pátria? Por que tantos brasileiros (como nós) querem viver em outros países por opção e não por ocasião?

No século passado Europeus e Japoneses vieram para as Américas (incluindo o Brasil)  fugindo da guerra. Milhares de Iranianos, Afegãos e outros povos de países politicamente "complicados" deixam seus países todos os anos. Cubanos, Venezuelanos, tentam a todo custo fugir da ditadura de seus países. Mexicanos atravessam perigosamente a fronteira com os Estados Unidos em busca de melhores condições de vida. E nós brasileiros? Do que estamos fugindo? Por que largamos família, emprego estável, casa própria, amigos, para começar do zero em outro país?

Há mais de 10 anos eu me apaixonei pelo Canadá. Mas isso não é o suficiente para me fazer abandonar meu país, na verdade eu acho que eu me desapaixonei pelo Brasil...

O governo federal tem feito campanhas publicitárias para falar dos seus feitos. Diz uma delas (que passa toda hora na TV)  que o povo brasileiro nos últimos 8 anos "recuperou a sua dignidade" e que agora "não vamos mais nos separar do Brasil". Quem não vai mais se separar do Brasil? Devem estar falando do partido do governo, que acaba de garantir mais 4 anos pelo menos.

A Nanny do blog Unzip Canada postou recentemente um video do 60 minutes da CBS que achei fantástico. Resume corretamente o momento que o Brasil está vivendo hoje. Fala do "boom" econômico mas fala da falta de infra-estrutura. Fala da copa e das olimpíadas, mas lembra que o inicio das obras já está em atraso. Fala do record de venda de veículos, mas fala da precariedade e falta de investimento nas estradas e vias urbanas.

De que adianta o Brasil se gabar tanto do aumento do poder de compra dos brasileiros, se nada tem sido feito para acompanhar o crescimento? Hoje em dia todo mundo tem carro, mas para passar o feriado na praia, uma viagem de 2 horas viram 10, 12 porque a frota de veículos aumentou e as estradas continuam adequadas para a quantidade de carros de 20 anos atrás. De que adianta os paulistanos terem um salário "gordo" se passam 3 ou 4 horas por dia no trânsito para ir e voltar para o trabalho? Sem falar nos aeroportos. Países vizinhos (como o Peru, Uruguai) estão investindo milhões na construção de aeroportos super modernos e nós aqui com aeroportos antiquados, lotados, e caos aéreo.

O Brasil é considerado um país "emergente". Tenho pavor deste termo! Emergente para mim é aquela pessoa que de uma hora para outra tem dinheiro e sai consumindo desenfreadamente e sem consciência. Tipo aquelas famílias que vão no supermercado, fazem uma compra de mil reais e colocam 2 ítens por saco plástico (mesmo se o supermercado oferece caixas - sacola ecológica nem pensar). Reciclagem? Pra quê? É assim que eu vejo o crescimento do Brasil, todo mundo consumindo, a industria a mil, e nenhuma preocupação com sustentabilidade e meio ambiente.

O Censo terminou recentemente e o que constatou? "A população de periferias cresce mais que a média do Brasil". Que novidade... Mas onde isso vai parar? Se a população mais intelectualizada só diminui, e a população das periferias só aumenta?

E a piada de mau gosto para encerrar o ano: Cada deputado vai custar aos cofres públicos 128 mil reais POR MÊS. Eles não mereciam isso nem por ano! O salário da presidente aumentou mais de 100%. Quando que isso aconteceu com o seu salário? E enquanto isso, o salário mínimo não pode ser aumentado para não "quebrar" o país.

E sabe o que é pior? Se a oposição tivesse ganho as eleições, seria EXATAMENTE A MESMA COISA.

Bom, que post gigante... Descupem o desabafo, mas estou de coração partido com o meu país. Se você conseguiu chegar até aqui, me diga: E você, por que foi (vai) embora?

14 comentários:

  1. Que post MARAVILHOSO ! Parabéns !!! Nós concordamos inteiramente com vc !

    Respondendo `a pergunta: Nós vamos porque não temos segurança aqui no Brasil. Não adianta trabalhar, ganhar $$$ e não poder sair, se divertir, gastar, aproveitar.

    Quando nós viajamos escolhemos sempre "destinos civilizados" e é impressionante como nos divertimos! No Canadá, por exemplo, andamos por trlhas e por parques durante horas a fio sem encontrar ninguém, e sem nenhuma ameaça. Várias vezes qdo voltávamos ao estacionamento de alguns parques só tinha o nosso carro (alugado) lá, totalmente intacto!
    Aqui já sofremos VÁRIOS roubos de carro (com arma), VÁRIOS assaltos (alguns bem complicados), etc.
    Um dia eu vou fazer um Post sobre assaltos e sequestros no Brasil, mas enquanto o processo não acabar e a gente não se mudar, nós não queremos ficar "identificados" para não arriscar que algum "urubussaurus aureus" fique voando baixo secando a nossa pimenteira !!!! rs rs rs
    Na minha opinião, o Rio é bom e é lindo para quem tem todos os membros da família andando em carro blindado e voa todos os finais de semana para Angra dos Reis em helicóptero próprio.
    O nosso budget não permite isso, então a gente pode escolher:
    1) Ficar aqui sendo assaltado até o dia em que a bala pegar no lugar errado (ou certo, dependendo se a perspectiva for a nossa ou a do bandido)
    2) Se pirulitar daqui para poder viver com segurança e tranquilidade num lugar civilizado.

    A gente optou pela segunda opção!

    Nos vemos no Canadá !!!!! (TOC TOC TOC)

    Bjs da Dupla

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Enxergo o nosso país exatamente como vc!Tenho uma amiga que mora na Austrália e ela me dito que recentemente que eu ando muito negativo (quando expresso meus sentimentos em relação ao país).Eu não acho que seja negativismo mas sim, a realidade.Falei para ela que ela está "romantica" por estar fora daqui há mtos anos.Agradeço todos os Dias a Deus por tudo que construí até hj e todo crescimento que ele me possibilitou estando neste pais.Não estou aqui por acaso, acredito que viver no Brasil me tornou alguém melhor.Deixo aqui meus pais e irmãos mas com a certeza que poderei acolhê-los assim desejem.
    Eu acredito sim que o Brasil irá crescer bastante nos próximos anos , porém falta a infraestrutura como educação, por exemplo.Que adianta você andar com dinheiro no bolso, ter carrão, morar em bairro nobre se não tem educação, não sabe viver em comunidade e ainda achar que pode comprar tudo e todos?Que adianta eu sair a noite para um bar sem relógio, escondendo a chave do carro e cartão de crédito porque tenho medo de assalto nos locais que frequento para me divertir?e o medo de sair e entrar no carro nas ruas temeroso de um sequestro relâmpago?porque vivo atrás das grades do meu condomíno?e o trânsito que as pessoas não sabem respeitar as leis básicas?porque tenho a sensação de que "a lei do Gerson" está voltando com toda força?exemplo nós vemos em Brasilia!Nosso país está se tornando terra de ninguém onde todos querem sua parte, sua fatia, não importando em quem pisar...

    Quero ir para o Canadá não para ganhar "fortunas" mas para viver com tranquilidade, segurança e dignidade.Quero viver numa casa sem muros, andar pelas ruas sem medo, ser respeitado como cidadão, saber e ver para onde vão os impostos que pago,ver leis respeitadas e cumpridas etc...é isso que busco e muito mais, coisas simples que fazem uma grande diferença na qualidade de vida.

    Sei que o Canadá não é perfeito mas tem muita coisa que combina com meu estilo de vida e meu modo de pensar.

    Abração!Feliz Natal e um maravilhoso Ano NOvo Canadense!!!

    ResponderExcluir
  3. Ma... geralmente nesses posts muito grandes eu vou perdendo o interesse pelo meio do caminho e nunca leio ate o final... mas esse... vc tirou as palavras da minha boca...

    E parece q todo mundo em volta ta anestesiado... me sinto uma reclamona... pq todo mundo acha tudo o maximo o.O

    Essa do salario dos deputados hein... aff... Meus sindicato acabou de conseguir um aumento sofrido de 6% e a presidente com mais de 100?? Como assim?

    Eu ja cansei sabe... nao vejo a hora de sair daqui... todo dia é uma coisa nova... é um desgosto novo.

    E a gente vai desapaixonando... infelizmente de um país tao bonito.

    Bjs, Sa

    ResponderExcluir
  4. Propagandas a parte, de um partido que realmente não está disposto a se separar do poder e, de um país que esta no mesmo caminho de uma ditadura civil, tal qual a Venezuela, só posso desejar a todos uma boa sorte no Canada. Não importa que o começo seja dificil, também foi para os imigrantes, nossos antepassados, quando chegaram ao Brasil. Importa termos em mente que estamos construindo um futuro melhor também e, principalmente, para nossos filhos. Um feliz natal a todos. Never give up! Rafael

    ResponderExcluir
  5. Disse tudo o que eu sempre penso...

    Outra coisa é que a economia do Brasil também é puxada por juros e impostos altíssimos, o que faz encher os cofres públicos e o Governo ainda se "gaba" dizendo que a recessão não chegou nem perto...dá "nojo" só de pensar nisso...

    ResponderExcluir
  6. Olá, futura vizinha!Obrigado pela visita e boa sorte!Feliz Natal e Ano Novo Canadense!Abração

    ResponderExcluir
  7. Minha amiga, infelizmente também estamos fugindo de uma guerra. Guerra contra a violência, o descaso e a falta de respeito. Infelizmente é a verdade.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  8. Oi Marina, acabamos de chegar no Brasil e deu pra sentir na pele o que voce descreveu. So conseguimos sair do aeroporto mais de uma hora depois que o aviao pousou, uma das malas veio aberta, o transito estava horroroso, a estrada esburacada, e a sinalizacao pessima.
    Vir pra ca eh so pra ver a familia.
    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  9. Maaaaa! Conseguimos flor!!!! Derrotamos o IELTS!
    Um bjao e feliz natal

    ResponderExcluir
  10. Oi Má, tudo bem?
    Adorei o seu texto e seu estilo para escrever! Parabéns! Estou adicionando o seu blog no meu blogroll!
    Confesso que sou uma reclamona.Outro dia mesmo fui criticada por ser rígida de mais! Será que é muita rigidez pedir ao vizinho para não estacionar na MINHA vaga ou manter o volume do barulho baixo após a meia-noite?! Ficar irritada com o descuido na entrega da correspondência e ter inquilino a mais de um ano no meu imóvel sem pagar e sem que a justiça faça nada? Será mesmo que EU sou reclamona ou o povo em geral é anestesiado?
    Se querer um país melhor e mais civilizado é ser reclamona!!! Então viva NÓS!!!
    Beijos e feliz 2011!

    ResponderExcluir
  11. Ola...quanto tempo.....eh este teu post eh o q ha... e eu....aqui..recem chegada do Canada...e sofrendooooooooooooo o hoque cultural da volta hahaha... to tao "deprimidaaa"q vc ne imagina !!!...8 meses de canada..e a certeza de que eh por la mesmo q eu quero tentar levar o resto da minha vida...pq aqui....simplesmente nao da mais !!!... com tua permissao queria reproduzir teu texto no meu blog , posso???
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente Brasil não parece ter jeito... pelo menos a curto e médio prazos... Graças a Deus conseguimos vir p/ cá!

    ResponderExcluir
  13. Brasil país emergente, Brasil o eterno país do futuro....futuro que nunca chegou e nao sei se uma dia chegara...
    O que mais me chateia é o famoso "jeitinho brasileiro" q signica fazer algo errado e fazer parecer normal!
    Brasileiro nao respeita vagas de deficiente, gravidas e idosos!!

    E por ai vai...

    Parabens pelo Post!

    Falta pouco pro Canada! Nos vemos lá!

    Marcio

    ResponderExcluir
  14. só faça o favor de não desapaixonar se dos amigos daqui... snif!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!!