segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Estudando para o IELTS

Olá!

Os estudos do Lu para o IELTS começaram oficialmente ontem, com uma tarde super produtiva!

Até então ele estava apenas revisando gramática, mas ontem começamos um verdadeiro "treino".

Na verdade, pelo que parece o IELTS é puro treino mesmo, pois acredito que mesmo quem tem um nível avançado de inglês e seja super confiante se não tiver conhecimento do que consiste a prova e não treinar algumas vezes antes, não se sairá bem. Por outro lado, até mesmo quem não está tão avaçado na língua com muito treino pode obter bons resultados.

É preciso se acostumar com o sotaque britânico do listening, com o vocabulário utilizado na prova, com o tempo para responter cada seção, e ficar antenado nas dicas que o pessoal que já fez o exame nos dá.

Há vários sites que oferecem amostras de provas que podemos fazer online e ele dá os resultados, e outros com arquivos em PDF e MP3 para estudo.

Gostei em especial destes 2:



Este segundo foi ótimo para me mostrar que se eu ainda fosse a aplicante principal e tivesse que fazer a prova, se não praticasse um pouco, mesmo tendo sido professora de inglês por muitos anos, minha nota não seria lá essas coisas...

Mas só de começar a fuçar um pouco e ajudar meu marido nos estudos já deu pra entender o ritmo da prova.

Começamos ontem pelo Listening, que é considerada a parte mais difícil da prova. Estudamos por aproximadamente 5 horas! Como foi o primeiro dia, seguindo dicas da Cibele, voltamos o audio n vezes, para que o Lu entendesse cada resposta e depois ainda ouvimos tudo com os transcripts.

Aproveitei para chamar a atenção aos erros banais que podem ser cometidos, como por exemplo escrever mais de 3 palavras na resposta, não colocar $, erros de spelling.

Bom, conseguimos fazer 4 testes completos só de listening. Acho que foi bem produtivo mesmo. Acredito que com mais uns 4 dias intensos como este ele já conseguirá responder tudo dentro do tempo.

Agora durante a semana como o tempo é mais curto ele vai atacar o reading aos poucos. O Speaking nós temos feito de vez em quando, e o Writing será a última etapa que estudaremos.

Obrigada Cibele por todas as suas dicas!!! Se alguém tiver mais alguma dica bacana para nos dar, elas serão bem vindas!

Uma ótima semana a todos!

MA

7 comentários:

  1. Oi Ma!
    Que otimo que as dicas estão dando certo!!!
    Adorei o novo blog!!!
    Boa sorte!
    Beijos
    Cibele

    ResponderExcluir
  2. Oi Ma,

    Amei, amei, amei seu espacinho... Lindo!!! Nem é menina...hehehe Eu adoro rosa e lilás..rsrsrs
    Parabéns!!!

    Essa história do IELTS é de deixar os cabelos brancos...rs Aqui em casa está uma pressão só. Mas eu tenho fé que esses homens irão conseguir as notas tão sonhadas... Nesse momento, é torcida máxima!!!

    A gente vai se falando, mais uma vez parabéns pelo blog lindinho...

    Bjs

    Rosi

    ResponderExcluir
  3. Oi Marina,

    É isso aí, tem que se preparar bem muito mesmo. O problema não está apenas no domínio do idioma, como você mesma disse, mas também na técnica de fazer as questões no tempo.
    Nunca fiz o IELTS, e confesso que as vezes me dá um frio na barriga quando penso! Hehehe...
    Mas vamos estudar para arrasar na prova! :)
    Quando seu marido irá fazer?

    Abraços,

    Vitor

    ResponderExcluir
  4. Marina,

    Pra frente e sempre...com esse ritmo de estudos, a gt vai conseguir, aqui em casa tb está tudo correndo em Inglês. Até minha baixinha ja ta arriscando as palavras, hahahaha.

    Bom, deixei la no blog uma surpresinha pra vc ta?

    Grande bj
    Ninha

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Coloquei vc em uma brincadeirinha lá no blog... Desafiei vc a contar 6 gostosas informações sobre vc..rsrs

    Bj

    Rosi

    ResponderExcluir
  6. O site russo eu conhecia, o outro não. Vai ser com certeza super útil pra mim. Valeu.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  7. Muito bom seu post. Está me ajudando :D

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!!