quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Coração Partido

Nunca gostei de ficar falando mal do meu país, pois não importa onde eu estiver, meu país sempre será o Brasil. Mas agora sinto que preciso desabafar...

Por que tantos brasileiros resolvem adotar outra pátria? Por que tantos brasileiros (como nós) querem viver em outros países por opção e não por ocasião?

No século passado Europeus e Japoneses vieram para as Américas (incluindo o Brasil)  fugindo da guerra. Milhares de Iranianos, Afegãos e outros povos de países politicamente "complicados" deixam seus países todos os anos. Cubanos, Venezuelanos, tentam a todo custo fugir da ditadura de seus países. Mexicanos atravessam perigosamente a fronteira com os Estados Unidos em busca de melhores condições de vida. E nós brasileiros? Do que estamos fugindo? Por que largamos família, emprego estável, casa própria, amigos, para começar do zero em outro país?

Há mais de 10 anos eu me apaixonei pelo Canadá. Mas isso não é o suficiente para me fazer abandonar meu país, na verdade eu acho que eu me desapaixonei pelo Brasil...

O governo federal tem feito campanhas publicitárias para falar dos seus feitos. Diz uma delas (que passa toda hora na TV)  que o povo brasileiro nos últimos 8 anos "recuperou a sua dignidade" e que agora "não vamos mais nos separar do Brasil". Quem não vai mais se separar do Brasil? Devem estar falando do partido do governo, que acaba de garantir mais 4 anos pelo menos.

A Nanny do blog Unzip Canada postou recentemente um video do 60 minutes da CBS que achei fantástico. Resume corretamente o momento que o Brasil está vivendo hoje. Fala do "boom" econômico mas fala da falta de infra-estrutura. Fala da copa e das olimpíadas, mas lembra que o inicio das obras já está em atraso. Fala do record de venda de veículos, mas fala da precariedade e falta de investimento nas estradas e vias urbanas.

De que adianta o Brasil se gabar tanto do aumento do poder de compra dos brasileiros, se nada tem sido feito para acompanhar o crescimento? Hoje em dia todo mundo tem carro, mas para passar o feriado na praia, uma viagem de 2 horas viram 10, 12 porque a frota de veículos aumentou e as estradas continuam adequadas para a quantidade de carros de 20 anos atrás. De que adianta os paulistanos terem um salário "gordo" se passam 3 ou 4 horas por dia no trânsito para ir e voltar para o trabalho? Sem falar nos aeroportos. Países vizinhos (como o Peru, Uruguai) estão investindo milhões na construção de aeroportos super modernos e nós aqui com aeroportos antiquados, lotados, e caos aéreo.

O Brasil é considerado um país "emergente". Tenho pavor deste termo! Emergente para mim é aquela pessoa que de uma hora para outra tem dinheiro e sai consumindo desenfreadamente e sem consciência. Tipo aquelas famílias que vão no supermercado, fazem uma compra de mil reais e colocam 2 ítens por saco plástico (mesmo se o supermercado oferece caixas - sacola ecológica nem pensar). Reciclagem? Pra quê? É assim que eu vejo o crescimento do Brasil, todo mundo consumindo, a industria a mil, e nenhuma preocupação com sustentabilidade e meio ambiente.

O Censo terminou recentemente e o que constatou? "A população de periferias cresce mais que a média do Brasil". Que novidade... Mas onde isso vai parar? Se a população mais intelectualizada só diminui, e a população das periferias só aumenta?

E a piada de mau gosto para encerrar o ano: Cada deputado vai custar aos cofres públicos 128 mil reais POR MÊS. Eles não mereciam isso nem por ano! O salário da presidente aumentou mais de 100%. Quando que isso aconteceu com o seu salário? E enquanto isso, o salário mínimo não pode ser aumentado para não "quebrar" o país.

E sabe o que é pior? Se a oposição tivesse ganho as eleições, seria EXATAMENTE A MESMA COISA.

Bom, que post gigante... Descupem o desabafo, mas estou de coração partido com o meu país. Se você conseguiu chegar até aqui, me diga: E você, por que foi (vai) embora?

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Rocking the IELTS!!!

Depois de um ano e meio da "saga Ielts" do Luizão, resolvi fazer a prova. Optei pelo Academic pois este me permite fazer cursos ou pós-graduação no Canadá. Na verdade para este propósito o Toefl também é válido (inclusive a escola que dou aula aplica) mas como eu já estava habituada com a prova do Ielts (pois fui eu que "treinei" o maridão) e já tinha muito material, fui no dia 20 de novembro fazer a prova em São Paulo.

Hoje saíram os resultados, e estou bastante feliz! Precisava de overall band mínima de 6,5, coloquei como meta pessoal 8,0 e atingi 8,5!! Melhor que isso, só a nota máxima, que é 9!!

Bom, mas mesmo dando aulas de inglês eu estudei MUITO. Fiz mais ou menos 15 provas para treinar, mesmo porque 50% do Ielts é treino (os outros 50% conhecimento da lingua).

A parte que fui pior foi o Reading (como eu já esperava), e a melhor o Listening. No Speaking eu falei como uma tagarela (até acho que eu merecia um 9 aí...) e o Writing foi como esperava também.

Listening 9 - Reading 7.5 - Writing 8 - Speaking 8.5 - Overall Band 8.5 - Yay!!!!!

Se tiver algum leitor por aí que precise de algumas dicas para a prova é só deixar um comentário. Se tiver alguém de São José dos Campos que queira aulas particulares (só até fevereiro!) me escreva também.

Até mais!! (happy happy happy!!!!!!!!!)