segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Estudando para o IELTS

Olá!

Os estudos do Lu para o IELTS começaram oficialmente ontem, com uma tarde super produtiva!

Até então ele estava apenas revisando gramática, mas ontem começamos um verdadeiro "treino".

Na verdade, pelo que parece o IELTS é puro treino mesmo, pois acredito que mesmo quem tem um nível avançado de inglês e seja super confiante se não tiver conhecimento do que consiste a prova e não treinar algumas vezes antes, não se sairá bem. Por outro lado, até mesmo quem não está tão avaçado na língua com muito treino pode obter bons resultados.

É preciso se acostumar com o sotaque britânico do listening, com o vocabulário utilizado na prova, com o tempo para responter cada seção, e ficar antenado nas dicas que o pessoal que já fez o exame nos dá.

Há vários sites que oferecem amostras de provas que podemos fazer online e ele dá os resultados, e outros com arquivos em PDF e MP3 para estudo.

Gostei em especial destes 2:



Este segundo foi ótimo para me mostrar que se eu ainda fosse a aplicante principal e tivesse que fazer a prova, se não praticasse um pouco, mesmo tendo sido professora de inglês por muitos anos, minha nota não seria lá essas coisas...

Mas só de começar a fuçar um pouco e ajudar meu marido nos estudos já deu pra entender o ritmo da prova.

Começamos ontem pelo Listening, que é considerada a parte mais difícil da prova. Estudamos por aproximadamente 5 horas! Como foi o primeiro dia, seguindo dicas da Cibele, voltamos o audio n vezes, para que o Lu entendesse cada resposta e depois ainda ouvimos tudo com os transcripts.

Aproveitei para chamar a atenção aos erros banais que podem ser cometidos, como por exemplo escrever mais de 3 palavras na resposta, não colocar $, erros de spelling.

Bom, conseguimos fazer 4 testes completos só de listening. Acho que foi bem produtivo mesmo. Acredito que com mais uns 4 dias intensos como este ele já conseguirá responder tudo dentro do tempo.

Agora durante a semana como o tempo é mais curto ele vai atacar o reading aos poucos. O Speaking nós temos feito de vez em quando, e o Writing será a última etapa que estudaremos.

Obrigada Cibele por todas as suas dicas!!! Se alguém tiver mais alguma dica bacana para nos dar, elas serão bem vindas!

Uma ótima semana a todos!

MA

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Starting Over

Olá!

Starting Over - o meu blog sobre a imigração para o Canadá.

Resolvi criar este espaço para trocar mais informações com meus novos amigos blogueiros e também para narrar esta trajetória de imigração.
Essa história de querer viver no Canadá não é recente. Desde quando estive no país em 2000 para estudar inglês penso nesta possibilidade. Não é difícil se apaixonar pelo Canadá...
Em 2007 me casei com o Lu. Não me lembro bem como surgiu o assunto, mas começamos a pensar na hipótese de nos inscrevermos no programa de imigração. Durante este ano fizemos algumas pesquisas a respeito do processo, lemos diversos blogs de pessoas que já tinham passado pela mesma experiência, e no inicio de 2008 demos entrada no processo.
Alguns contratempos aconteceram (quem quiser saber quais, eu conto), e nossa inscrição foi aberta no dia 19 de agosto de 2008. Acabou que os contratempos não interferiram no tempo de processo, uma vez que todos os processos enviados a partir de 27 de fevereiro de 2008 ficaram parados e esperando por novas regras vindas do Canadá, as quais saíram em novembro. Houveram algumas mudanças, e foi divulgada uma lista de profissões elegíveis para a inscrição no processo. Nenhuma das minhas atividades constava na lista, mas a profissão do Lu sim. Solicitei então ao consulado a mudança do processo do meu nome para o dele, e assim nos tornamos elegíveis.
No dia 6 de fevereiro recebemos a correspondência do Consulado solicitando o envio de documentos e agora temos quatro meses para preencher todos os formulários, providenciar todos os documentos, providenciar tradução juramentada (isso faz parte também das novas regras) e o Lu precisa estudar e ser aprovado com média entre 6,5 e 7,0 no IELTS. Ufa... temos trabalho pela frente...
Bom, até o momento, é isso. Não posso deixar de comentar que é super legal saber que existe tanta gente bacana que está na mesma fase em que estamos e que poderemos trocar informações super úteis.