quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Temos os vistos, e agora?


A vida é muito engraçada. Quando uma coisa é difícil de conseguir, a gente não consegue pensar em mais nada, parece uma obsessão. Mas aí conseguimos, e bate aquela dúvida se era isso mesmo o que queríamos.

Temos os vistos, e agora?????

Não entramos no processo porque temos raiva do Brasil e sim porque estávamos muito desanimados profissionalmente. Gostamos muito daqui, não temos o costume de ficar reclamando das coisas que sabemos que não funcionam por aqui! Por outro lado, eu sempre quis viver em outro país, e tenho um carinho especial pelo Canadá.

As coisas mudaram um pouco de dois meses para cá. Eu tenho um negócio, e as coisas começaram a melhorar. Meu marido é autônomo e começou a pintar serviço. Não estou dizendo que vamos desistir, mas simplesmente aguardar um momento mais oportuno.

Nossos vistos valem até agosto de 2010, esta é a data limite para ingressarmos no Canadá. Nosso plano agora é o seguinte: iremos para lá antes de julho, e ficaremos até os nossos PR chegarem (leva de 4 a 6 semanas). Aí retornaremos ao Brasil e poderemos decidir mais tranquilamente o que fazer, e quando fazer.

Vontade de ir é o que não falta, mas o medo de se arrepender depois existe. É claro que se isso acontecer, poderemos voltar, nada é definitivo. Mas cada escolha implica em perdas e ganhos, vantagens e desvantagens, conquistas e renúncias.

Comentários, sugestões e opiniões são bem vindos!

12 comentários:

  1. Acho que não tem como dar conselhos. Cada caso é um caso. Cada pessoa tem uma realidade. No nosso caso sou servidor público muito desmotivado com a realidade existente onde trabalho e minha esposa tem uma empresa cujo mercado piora a cada dia devido principalmente a pirataria. Então pra nós é fácil. Se pudéssemos iriamos ontem.
    Se existe uma receita pra te dar seria analisar o que você tem aqui, o que você quer pro seu futuro, todos os prós e contras exaustivamente usando a razão. O resultado será a melhor decisão sempre.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. Ma tb viemos por questoes profissionais, vale a pena SIM, pra quem ta muito, eu disse muito, bem no Brasil profissionalmente eu acho que tem que repensar. Olha o PR as vezes chega nesse tempo aí, as vezes não, tem gente que demora muuuiiittooo pra receber (eles mandam de tempos em tempo, se vc chega logo apos terem enviado um pacote pode demorar muito). Algumas regras de imigração tem mudado, fica e olho.

    ResponderExcluir
  3. Ma,
    Eu sei muito bem o que è isto
    Quando a gente alcança e depois fica se perguntando:eita e agora? Nao tem mais stress de MJ, de formularios...esta tudo la, em nossas maos.

    Que diga a gente, com os vistos desde junho e ate agora nada...mas se D-us quiser vamos em março, bem...se vai dar certo nao sabemos, mas se D-us quiser com saude e força de vontade a gente vai levar...e fazer com que de certo!

    Tudo de bom e que venha a melhor decisao

    Bjs

    Danielle

    ResponderExcluir
  4. Oi Ma,
    Obrigado pela força... Vc tb está passando por essa insegurança, né?
    É realmente muito difícil abrir mão do que já conhecemos, estamos acostumados (mesmo com os seus problemas) e trocar por algo novo, mesmo que seja promissor.
    Espero que vcs estejam avaliando a situação não só pelo momento atual da vida profissional de vcs, mas pela média. Pelo que eu vi, lá o crescimento é linear e mesmo que vc não chegue tão alto, não terá que lidar com as constantes baixas que vivenciamos por aqui.
    Espero que possa decidir e se sentir em paz com a decisão tomada.
    Bjs,
    Flávia

    ResponderExcluir
  5. Oi Ma, tudo bem?

    Tb sabemos o que vcs estão sentindo, antes de virmos para o Canadá, estávamos os dois ganhando muito bem e com boas perspectivas de futuro... Mas o que fez a gente decidir por vir foi o pensamento de que essa era nossa chance de buscar algo diferente e quem sabe melhor, não melhor hoje, mas melhor pra daqui alguns anos. Afinal o Canadá é mais estável..rsrs No Brasil a gente sabe que pode estar bom hoje, mas amanhã é sempre uma incógnita.

    Boa sorte com o que decidirem... Acredito que para um começo essa saída que vcs estão pensando é muito boa..

    Bjok

    Rosi

    ResponderExcluir
  6. Oi M'a (to sem acentuacao)
    Tb. pintou essa duvida aqui. E isso so demonstra q. nao somos loucos desvairados e irrensponsaveis. Ponderamos a cada momento, avaliamos o q. e melhor para nos. acredito q. faz parte do processo. O Da estava as portas de uma promocao qdo. recebemos o visto. O aumento salarial tao esperado ia acontecer, mas o D'a preferiu abrir o jogo com o gerente e eles negociaram uma demissao.
    No final... apenas vcs. conhecem a fundo suas expectativas e situacao. Essa decisao e muito pessoal.
    De qualquer forma... sucesso para vcs., seja qual for o caminho q. escolherem.
    abracos
    L'a

    ResponderExcluir
  7. É... parece até engraçado mas isso acontece mesmo para algumas pessoas... quando recebem tudo a vida dá aquela melhorada, o sol brilha mais forte na janela e bate aquela dúvida... mas, acho a sua estratégia muito boa. Tirando a documentação por lá, fica fácil voltar depois.Nada na vida da gente acontece por acaso e antes de tomarmos uma decisão de mudança extrema, precisamos estar certos de que o momento certo chegou. Se não chegou, é só esperar mais um pouquinho!!
    E eu, espero estar esperando por vcs no lado de lá!!! rsrsrs...que frase esquisita!
    Beijoks

    ResponderExcluir
  8. concordo com o que a Lá disse... isso prova que vc não é uma loka que se joga... medo faz parte.... força que irá achar a solução... agora ir e garantir a possibilidade caso deseje ficar é uma boa....


    beijocas e boas reflexões...

    ResponderExcluir
  9. Ma, estou passando exatamente por isso.
    Quando estava no processo, eu só pensava nisso. Agora que o visto saiu, minha situação profissional está muito boa. Meu visto vale até junho e eu vou em março só para pegar o PR card para depois decidir quando é a melhor data. Tudo o que eu quero é ir pro Canada, mas não me parece uma boa idéia ir agora. Terei que adiar os planos.

    ResponderExcluir
  10. Não tenha medo de arriscar!

    O início é horrível, mas depois que tudo entra nos eixos, a vida fica uma belezura.

    Melhor dicar: Procure melhorar o inglês o máximo que puder. Isso o ajudará bastante.

    ResponderExcluir
  11. Eu nao vim porque queria muito...cheguei aqui por questoes familiares ja que o marido que conheci no brasil era canadense e um dia resolveu voltar para o canada.Mas o processo de imigracao eh quase o mesmo, nada eh automatico.
    No primeiro ano adorei...as novidades e no 2 ano, odiei...me sentia presa numa casa sendo housewife e deixando todas as conquistas no Brasil, Voltei e fiquei ate resgatar e fechar pontes...Demorou o que precisou, mas hj estou totalmente estabelecida no Canada e o casamento sobreviveu .
    Moral da estoria: no meu caso nao foi facil e minha profissao nao deu match por aqui e nao queria me sujeitar a fazer qquer coisa. pode ser um defeito, mas me respeitei e nao mudaria de pais para passar trabalho e ter tantas barreiras e por fim , consegui, mas neste vai e volta rolou uns 4 anos. felicidades para vcs.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!!