domingo, 19 de fevereiro de 2012

E agora, José??

Estamos num grande dilema. Quando decidi imigrar, eu já estava decidida que imigraria para Vancouver e não para o Canadá. Todos sabem que a cidade é apaixonante, mas infelizmente, o mundo é cruel: TUDO QUE É BOM É CARO. Não posso dizer que foi surpresa nenhuma, já sabíamos disso, e naquela empolgação do "eu quero, eu quero, eu quero" a gente foi em frente e veio parar em nada menos que UMA DAS CIDADES MAIS CARAS DO MUNDO EM TERMOS DE IMÓVEIS.
Pois é. E agora fica aquela dúvida: ficar escrava de aluguel o resto da vida, ou encarar uma dívida de 30 anos para comprar um apartamento muito longe de ser o que a gente queria? Sim, meus amigos... Um apartamento pequeno, de dois quartos, 85 m2, aqui custa 4 vezes mais que na minha cidade no Brasil, isso 1 pra 1, sem converter!!! Pois é, vendemos nosso apartamento antes de vir pra cá (de 3 quartos) e o dinheiro não paga nem um terço do que um apartamento bem inferior custa um aqui. 
Fora o medo de encarar o mortgage e por algum motivo os preços (que estão absurdos) de repente caírem e a dívida ficar maior que o valor do imóvel. 
Hoje eu até vejo Toronto, Montreal, Regina, com outros olhos (lá os preços não são tão indecentes). Mas que preguiça de começar tudo de novo................. E agora, José?????

13 comentários:

  1. Puxa! É realmente bem dificil essa decisão.
    O tipo do assunto q deve pensado muito bem e não deve ser levado por impulso nem por ccomodidade.

    Pensem bem, pesquisem, vejam as vantagens e desvantagens de morar em cada um destes lugares.

    Mas acima de tudo perguntem a Deus a vontade dele na vida de vcs. Não há lugar melhor para estar senão no centro da vontade de Deus!

    Sucesso pra Vcs!

    ResponderExcluir
  2. Marina, nem fala. Esse mortgage de 30 anos assusta a gente, ne?
    Aqui em Toronto os imoveis tb sao caros, principalmente os locais perto de metro!
    Para termos algo com o que tinhamos no Brasil vamos dar uma olhada nas cidades vizinhas de Toronto...afff...nem tudo eh perfeito!
    Mas vale a pena!
    bjs
    Dani

    ResponderExcluir
  3. Ei que esse papo me interesssa sobremaneira.
    PArece que o lugar mais barato por enquanto é Ville de Quebec e Laval, nas minhas pesquisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja ouvi que Quebec city eh barata, inclusive ouvi isso semana passada... mas la eh 100% frances, entao para nao francofones (como eu)nao seria tao facil... Laval eh longe(eita que serei apredejada agora, rs), mas eh longe sim, principalmente se vc tiver que ir pro centro de MTL todo dia, nao da pra mim...

      Excluir
  4. Querida, acho ainda seja cedo para pensar nessa questão, já que imigraram há pouco tempo. Sei que a gente fica louca pra ter nosso espaço, NOSSA casa. Mas, provavelmente, vcs consigam evoluir e/ou subir no aspecto "job" e consigam juntar mais uma grana, ou assumir parcelas maiores de um imóvel mais próximo ao que vcs desejam. Às vezes é melhor postergar um pouquinho e continuar no aluguel mais um tempo e ver se as coisas melhorarão ou se Deus abre uma porta pra vcs e aparece algo interessante para comprar. Vá com calma e boa sorte!!!
    Ah, se vcs são felizes ai, sempre ansiaram morar em Vancouver e estão empregados e gostando, talvez devam tentar persistir no sonho de vcs, senão, será mais um ano, pelo menos, em outra cidade,para estarem empregados e pensando em comprar um imóvel. Será que em um ano vcs não poderão estar em vias de comprar algo melhor por ai???

    ResponderExcluir
  5. Decisão dificil!!! Mas uma coisa que estou percebendo por aqui é que as pessoas compram e vendem casa com muita naturalidade. No Brasil geralmente as pessoas compram a "casa dos sonhos" para a vida inteira, aqui não. E como os alugueis são muito caros eu entendo esta mentalidade em parte. O que as pessoas fazem é comprar aquilo que conseguem e conforme as coisas vão melhorando, eles vão trocando por algo melhor.
    Talvez esta seja uma possibilidade para vcs: tentar algo "não tão bom" para se livrar do aluguel e com o tempo conseguir guardar mais dinheiro para comprar uma coisa melhor. A mortgage de 30 anos assusta mesmo, mas sempre dá pra ir diminuindo este tempo, negociando com o banco, existem varias possibilidades.
    Mas se vc estiver realmente aberta a uma mudança... a gente te acompanha seguindo o seu blog.

    um abraço

    ResponderExcluir
  6. Vem me fazer compania aqui na ilha, tudo aqui e mais barato que ai, casa (pra comprar), aluguel, daycare, academia, gasolina, seguro do carro e os salarios sao os mesmos dai. Ha quem diga que alimento aqui e mais caro, mas eu acho q eh o mesmo preco dai.

    ResponderExcluir
  7. Meu primeiro comentario sumiu :( Aqui na ilha tudo eh mais barato que ai, vem pra ca me fazer compania kkkk, preco de imovel, aluguel, daycare, seguro do carro, gasolina, tudo isso eh mais barato e os salarios sao os mesmos dai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ilha de Vancouver, onde fica Victoria. Victoria eh a cidade mais cara da ilha, mas ainda assim mais barata que Vancouver, eu moro em Nanaimo.

      Excluir
  8. Esta ilha que a Simone mencionou deve ser Vancouver Island, onde fica Victoria... que é uma opção também. E tem também Calgary, que querendo ou não é mais pertinho de Vancouver!
    Ao invés de ajudar acho que estou dificultando né? hehehe

    Bem, mas assim como já foi falado aqui, eu esperaria mais um pouquinho para tomar tal decisão, acho que não fez ainda um ano que vocês estão aí né?

    O que acham de ir fazer uma visitinha a uma destas cidades onde vocês pensam em comprar uma casa também? Seria legal, para tomar uma decisão bem pensada.

    Sempre estou aqui ligada nas notícias de vocês.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Ah, de onde vcs eram aqui no Brasil???Bj.

    ResponderExcluir
  10. Foi extamente por isso que resolvemos ficar em Montreal, queriamos muito voltar pra TO mas os imoveis la sao absurdamente caros e nao queriamos sair do centro de Toronto.
    Montreal nunca foi a primeira escolha, mas o que pagariamos em midtown TO compra 3 casas como a nossa (estando ha 20 min da ilha)...
    Eh complicado mesmo, principalmente quando pensamos em 30 anos da nossa vida, ne?!
    bjs e boa sorte nas decisoes

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!!