domingo, 19 de fevereiro de 2012

E agora, José??

Estamos num grande dilema. Quando decidi imigrar, eu já estava decidida que imigraria para Vancouver e não para o Canadá. Todos sabem que a cidade é apaixonante, mas infelizmente, o mundo é cruel: TUDO QUE É BOM É CARO. Não posso dizer que foi surpresa nenhuma, já sabíamos disso, e naquela empolgação do "eu quero, eu quero, eu quero" a gente foi em frente e veio parar em nada menos que UMA DAS CIDADES MAIS CARAS DO MUNDO EM TERMOS DE IMÓVEIS.
Pois é. E agora fica aquela dúvida: ficar escrava de aluguel o resto da vida, ou encarar uma dívida de 30 anos para comprar um apartamento muito longe de ser o que a gente queria? Sim, meus amigos... Um apartamento pequeno, de dois quartos, 85 m2, aqui custa 4 vezes mais que na minha cidade no Brasil, isso 1 pra 1, sem converter!!! Pois é, vendemos nosso apartamento antes de vir pra cá (de 3 quartos) e o dinheiro não paga nem um terço do que um apartamento bem inferior custa um aqui. 
Fora o medo de encarar o mortgage e por algum motivo os preços (que estão absurdos) de repente caírem e a dívida ficar maior que o valor do imóvel. 
Hoje eu até vejo Toronto, Montreal, Regina, com outros olhos (lá os preços não são tão indecentes). Mas que preguiça de começar tudo de novo................. E agora, José?????

domingo, 12 de fevereiro de 2012

No name

O Canadian Superstore (nosso supermercado favorito - do grupo Loblaw) tem uma linha de produtos genéricos que se chama "No name". A embalagem é amarela, escrito em letras simples o nome do produto. Tem de tudo. Café, queijo, produtos de limpeza, legumes, sucos, tudo o que você puder imaginar. Logicamente os produtos são mais baratos que os de marca. Na época das vacas magricelas, só se via embalagens amarelas na nossa geladeira e no armário da cozinha! O Luiz tava na fase dramática, e um dia que ele queria fazer alguma coisa que eu não deixei por causa do $$ ele explodiu: "Cansei dessa vida 'no name'!!" Bom, a fase crítica passou, mas meu armário e geladeira continuam cheios de produtos amarelinhos, porque economizar  pelo jeito faz parte do dia a dia de imigrante, e acho que vai continuar fazendo parte por um bom tempo!