quinta-feira, 30 de abril de 2009

Blue Thursday

Embora soubessemos que seria difícil conseguir a pontuação necessária no Ielts de primeira, tinhamos uma esperança de conseguir, mas infelizmente não deu.

Ficamos com overall band 5,5 e três pontos abaixo do que precisávamos no critério do Consulado. Deu 3 moderates e 1 basic, no entanto precisávamos de 3 moderates e 1 HIGH. No writing que o Luiz achou que tivesse ido super bem, com palavras sobrando e tempo para rever, ficou com 5 e isso dá um basic.

Confesso que estou mais preocupada que decepcionada, pois o nosso prazo para entrega de documentos expirará em pouco mais de um mês e não adianta marcar a próxima prova que tiver, pois precisaremos de mais tempo para estudo... Não sei como faremos, terei que mandar um email para o consulado pedindo para que o nosso prazo seja extendido, mas e se eles disserem não? Bom, vamos ver no que vai dar...

Como diz o César, e a vida segue...

domingo, 26 de abril de 2009

Rock Canadense

Enquanto eu fico na angústia da espera pelos resultados do Ielts, vou me descontrair falando de um assunto que eu adoro: música (mais especificamente, rock).

Curiosamente, a minha banda preferida na adolescência, era uma banda de rock canadense: o Rush. Com certeza a mais célebre dentre as bandas canadenses, e mais mundialmente conhecida. Em 2003 (ou 2004?) fomos no show deles em SP, foi muito bom! E olha que os caras já eram bem tiozões!

Em Vancouver eu adorava escutar uma rádio, a cfox (tem listen live, aproveite!). Através dela conheci muitas outras bandas de rock canadense mais atuais, que embora pouco conhecidas por aqui, vale a pena escutar: Our Lady Peace e Theory of a Dead Man (minhas favoritas), The Tragically Hip, Arcade Fire, Sum 41, entre muitas outras.

Tem também o Nickelback, a Alanis Morissette, a Nelly Furtado, a Avril Lavigne, a Leslie Feist (queridinha do momento), que você provavelmente conhece, pois estão sempre nas radios por aqui.

Da galera antiga, com certeza você já ouviu falar do Paul Anka, do Neil Young e é claro, do Steppenwolf (Born to be willlllllld!). Tem também o Heart, que embora as duas irmãs fossem de Seattle, a banda era de Vancouver (uh! Barracuda! - If looks could kill I´d be lying on the floor...).

Para uma lista mais completa dos artistas canadenses, veja aqui.

Assim como os americanos, os canadenses são bem chegados ao rock. Quase toda cidade tem sua rádio rock, seja clássico ou atual. As principais cidades canadenses sempre fazem parte do itinerário das turnês das principais bandas americanas e européias.

Outra coisa muito legal que lá tem e que aqui você precisa "caçar" até mesmo nas grandes cidades, são casas noturnas que tocam rock. E elas não são como as daqui, com bandas cover que o vocalista fica no "embromation" e nem sabe o que está cantando, mesmo sendo as músicas mais batidas!

Você não imagina o quanto eu vibro em ligar o rádio e escutar as músicas que eu gosto, mudar de estação sem ter que passar por pagode, axé, sertanejo, etc... Bom, já deu pra ver que eu tenho mais um motivo para querer ir embora pra lá...



domingo, 19 de abril de 2009

IELTS - será que deu?

Ontem o Lu fez o IELTS pela primeira vez.
Fui com ele para São Paulo, a prova foi na FAAP. Muito legal lá, um ambiente bem agradável, cheio de gente jovem e bonita!
Chegamos mais de uma hora antes da sua entrevista, mas mesmo assim ele já deu o seu nome, e ficamos aguardando um pouco, lá na escadaria. Logo a moça que estava organizando chamou e perguntou se ele já queria entrar, e ele foi, bem calmo. Eu é que fiquei super nervosa. Fiquei aguardando e rezando. Ele saiu de lá bem tranquilo, disse que a examinadora era bem simpática. Disse que achava que tinha ido bem, embora não tivesse entendido uma das perguntas. Ele pediu que ela repetisse, ela repetiu, e ele começou a responder e ela o cortou (deveria estar respondendo outra coisa!). Fora isso, foi tudo bem. Depois a espera foi longa até começarem as outras provas. Fiquei com ele até ele entrar.
Ele disse que o Listening foi muito difícil, muito mais do que todos os treinos que ele já havia feito. Perdeu 3, e respondeu várias sem certeza.
No Reading ele disse que foi bem, e no Writing, conseguiu fazer as duas redações inteiras sobrando palavras e conseguiu até relê-las.
Agora, vem o período de espera pelas notas... Será que deu??? 13 dias será bem no feriado, será que teremos que esperar 16 dias?
Logo após deixá-lo para fazer a prova a tarde, fui até o shopping para me encontrar com a Rosi. Ela é uma linda! Conversamos por horas, e foi maravilhoso para eu tirar a cabeça da prova, e para nós duas desabafarmos muito! Trocamos informações, alegrias, medos, frustrações e esperanças. Valeu demais! Depois conheci também o seu marido Edu, e eles me deram uma carona de volta à FAAP onde o Luiz já estava nos aguardando. É bem legal ter a oportunidade de ficar perto de gente que está passando ou acabou de passar por exatamente o que estamos vivendo...
Bom, torçam por nós! Precisamos de 10 pontos!
Abraços e boa semana!!!
PS - Vou incluir esta tabelinha que temos utilizado - a nota corresponde à pontuação dada pelo consulado, mas a tabela de no. de pontos que corresponde às notas não sei se é a oficial. Se alguém souber, por favor poste um comentário.
TABELA (NÃO OFICIAL) PARA CONVERSÃO DOS PONTOS (listening/reading) DO IELTS
Speaking
6,5 - 9,0 HIGH - 4 pts
5,5 - 6,0 MODERATE - 2 pts
Writing
6,5 - 9,0 HIGH - 4 pts
5,5 - 6,0 MODERATE - 2 pts
Listening
40-39 = 9.0 HIGH – 4 pts
38-37 = 8.5 HIGH – 4 pts
36-35 = 8.0 HIGH – 4 pts
34-33 = 7.5 HIGH – 4 pts
32-30 = 7.0 MODERATE – 2 pts

29-27 = 6.5 MODERATE – 2 pts
23-26 = 6.0 MODERATE – 2 pts
20-22 = 5.5 MODERATE – 2 pts
16-19 = 5.0 BASIC – 1 pt
GENERAL Reading
40 = 9.0 HIGH – 4 pts

39 = 8.5 HIGH – 4 pts
38-37 = 8.0 HIGH – 4 pts
36 = 7.5 HIGH – 4 pts
35-34 = 7.0 HIGH – 4 pts
33-32 = 6.5 HIGH – 4 pts
30-31 = 6.0 MODERATE – 2 pts

29 - 27= 5.5 MODERATE – 2 pts
23-26 = 5.0 MODERATE – 2 pts
20-22 = 4.5 BASIC – 1 pt

15-19 = 4.0 BASIC – 1 pt
ACADEMIC Reading
40-39 = 9.0

38-37 = 8.5
36-36 = 8.0
34-33 = 7.5
30-32 = 7.0
29-27 = 6.5
23-26 = 6.0
19-22 = 5.5
15-18 = 5.0

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Canada no Cinema e na TV

Ontem assisti ao filme canadense Bon Cop Bad Cop, que me inspirou a escrever sobre o Canadá no cinema e na tv.

Para quem gosta de filme de ação, este é bem legal. Com um pouco de humor negro, o filme gira em torno de 2 tiras (um de Toronto e outro de Montreal) que se veem obrigados a trabalharem juntos para descobrir o autor de uma série de assassinatos ligados ao hockey (um dos esportes mais populares do país). O filme se passa em Toronto e Montreal, e mostra a "rixa" que existe entre anglo e franco canadenses. Os dois tiras misturam o inglês e o francês o tempo todo e fazem piadinhas um do outro. As imagens das cidades são incríveis.
Para aqueles que estão no processo por Quebec e estão estudando francês, a minha dica é que procurem estudar também com materiais didáticos de Quebec, pois como é diferente a pronúncia deles comparada à dos franceses! Eu não entendi nada em francês no filme, e olha que eu estudo a lingua há um bom tempo!

Para quem curte séries, tem uma que passa na Warner toda quinta às 22h: Flashpoint - é tipo um "Third Watch" canadense, sobre a super polícia de Toronto.

Você se lembra do McGyver? A série era americana e a história se passava nos Estados Unidos, mas os estudios e as ruas eram de Vancouver!

Sabe aquele "besteirol americano" dos anos 80 Porky´s? Na verdade embora a história se passasse na Flórida, ele é um "besteirol canadense".

Lembra-se do Bastian da História Sem Fim correndo dos seus coleguinhas maus numa cidade movimentada? Aquela cidade é Vancouver nos anos 80.

Não são muitos os filmes canadenses que são famosos, mas a quantidade de filmes americanos filmados no Canadá é impressionante. Quase todos os últimos filmes de super heróis foram também filmados em Vancouver: Catwoman, Elektra, X-Man, The Fantastic Four, Scooby Doo, etc. Sem contar os "television movies", que também movimentam muito o mercado cinematográfico por lá.

Os americanos adoram filmar no Canadá pois isso ajuda a baixar o orçamento dos filmes. A cidade (Vancouver) já tem uma estrutura completa para filmagens, equipe de stunt men (dublês), figurantes, etc... É uma indústria que movimenta milhares de dollares canadenses por ano. O meu host father (que era de origem chinesa, nascido na Jamaica, e Canadense há mais de 20 anos - uma figuraça -) vivia trabalhando de figurante em alguns filmes. Se você for assistir ao filme Romeo must die repare num garçom chinês bem bronzeado que aparece!!!

E aqui vai uma listinha de outros filmes famosos (americanos) que foram filmados no Canadá (para uma lista mais completa, veja aqui):

Double Jeopardy (Risco Duplo), Freddy X Jason, The X-Files, Blade, I Robot, Juno, Scary Movie (Todo mundo em panico), The Butterfly Effect, entre MUITOS outros.

Para finalizar o post, e para não deixar de falar do cinema de Quebec, cito os mais famosos: Le déclin de l'Empire Américain (O declínio do Império Americano) e Les Invasions Barbares (As Invasões Bárbaras). O segundo é uma continuação 10 anos depois do primeiro, e os dois nada tem a ver com os títulos.